sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ADE/SIPIA/CONSELHO TUTELAR - ALAGOAS INFORMA: CAMPANHA NO ESTADO DE GOIÁS "CRIANÇA NÃO É BRINQUEDO - VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NÃO É BRINCADEIRA!"

          Como parte de um conjunto de ações destinadas ao combate e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescente, o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Goiás (http://www.mp.go.gov.br/portalweb/1/noticia/380e5d774ae4abd2ae1f4088d3b22d56.html) , lançou, no dia 18/05/2011, a campanha CRIANÇA NÃO É BRINQUEDO - VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NÃO É BRINCADEIRA!    
            O objetivo da campanha é estimular as denúncias de suspeita ou confirmação de abuso e exploração sexual infanto-juvenil.    
      Conforme informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2010, no Estado de Goiás, houve um decréscimo no número de denúncias registradas pelo Disque 100.    
             É fato que tanto o abuso quanto a exploração sexual ocorrem de forma VELADA, longe dos olhos das autoridades e, de forma recorrente, no SILÊNCIO DO LAR.        
             Pesquisas divulgadas, apontam que quase 90% dos abusos foram praticados por pessoas integrantes do círculo de convivência familiar da criança ou do adolescente.      
    Com o propósito de romper esta CULTURA DO SILÊNCIO, o Ministério Público de Goiás se mobiliza. Afinal, a COMUNICAÇÃO da violência sexual às autoridades competentes é o PRIMEIRO PASSO PARA A DEFESA DAS VÍTIMAS.   
         O aumento do número de denúncias fornecerá dados mais precisos sobre locais da ocorrências dos crimes, autores e vítimas mais comuns, possibilitando a implementação de POLÍTICAS PÚBLICAS mais efetivas.      
            Enfim, a AMPLA PUBLICIDADE do problema, INIBIRÁ a prática de novos crimes.
Material Publicitário da Campanha:
          Todo o material para divulgação da campanha contém a arte, o slogan CRIANÇA NÃO É BRINQUEDO - VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NÃO É BRINCADEIRA e os locais onde as denúncias podem ser feitas.
          A campanha contará com:
Cartazes – que poderão ser fixados em Escolas, Postos de Saúde, Conselhos Tutelares, Fóruns, CRAS, CREAS, Promotorias, Bares, Restaurantes, Hotéis, Postos de Gasolina etc;
Flyers –  que poderão ser distribuídos à sociedade em geral, pelos órgãos de atendimento à criança e adolescente, Postos da Polícia Rodoviária Federal, Postos de Gasolina etc;
Cartilha informativa – destinada ao público adulto, composto principalmente por profissionais da educação, saúde, assistência social, psicólogos, conselheiros tutelares e de direitos, pais, familiares e vizinhos de crianças e adolescentes;
Videotape - clique aqui e assista o VT da campanha. Este videotape está em circulação pelas principais emissoras até maio de 2012; http://www.youtube.com/watch?v=uzSqOmcNl5U
E mais: outdoors; sacolinha de lixo para carro; cadernos e blocos de rascunhos.

Nelma NunesADE SIPIA Conselho Tutelar - Alagoas
Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humano (SEMCDH)
Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente (SPCA)
Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA)
Fone/Fax: (82) 3315. 1739  Cel. (82) 8883.7564
Pelo portal Sipia CT (http://www.sipia.gov.br/CT) , o cidadão poderá fazer a denúncia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário