segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SMS/HIPERDIA REALIZARÁ DIA DE ALERTA E COMBATE AO DIABETES

Adicionar legenda
         O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde estará comemorando o “DIA MUNIDIAL DO DIABETES”, na Praça da Independência, no dia 16 de novembro, das 08h00min às 11h30min. Durante o evento realizaremos: teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica, orientação nutricional e distribuição de panfletos educativos. 
      As Unidades de Saúde da Família estarão comemorando o “Dia Mundial do Diabetes”, no período de 21/11 a 05/12/2011, de acordo com cronograma em anexo. Uma das Ações será o Exame de Fundo de Olho nos diabéticos, pela Equipe do HOPI. Além desta serão realizadas atividades direcionadas ao Diabetes, como: palestras educativas, teste glicemia capilar, aferição da pressão arterial, distribuição de panfletos educativos, etc.
        Nesses últimos anos, houve um grande crescimento no número de casos de diabetes em todo o mundo. Novas estatísticas, divulgadas recentemente pela International Diabetes Federation (IDF),  mostram que hoje há mais de 300 milhões de pessoas com diabetes no mundo. Em nosso país, estimativas revelam que mais de 10 milhões sofrem com essa “doença”, cujos fatores determinantes são a obesidade e o sedentarismo. O diabetes é a maior causa de amputações não-traumáticas de membros inferiores, a segunda causa de cegueira e a primeira de diálise renal.
        Em alagoas, segundo pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças por Inquérito Telefônico), a prevalência do Diabetes atinge 121 mil alagoanos. Em nosso município, temos cadastrado no SISHIPERDIA, 2.180 diabéticos, que recorrem ao nosso serviço (SUS).
        O objetivo desta data é chamar a atenção, sobretudo no que diz respeito a conscientização da população de como prevenir e controlar o Diabetes, ou seja, o acesso à sua prevenção e tratamento adequados para evitar complicações mais severas, reduzindo o impacto sobre os indivíduos e consequentemente diminuindo os custos para os Sistemas de Saúde .
        Este ano, o slogan adotado pela Sociedade Brasileira de Diabetes - SBD, Associações Membros da International Diabetes Federation (IDF), com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, “Aja Pelo Diabetes. Agora! Clama a união de todos pelo Diabetes.

O QUE É DIABETES?
        É uma doença crônica cuja característica é a elevação da taxa de glicose (açúcar) no sangue, acima dos valores considerados normais.
De 70 a 99 mg/dl, em jejum, está dentro da normalidade;
          De 100 a 125 mg/dl é conhecido como intolerância à glicose ( pré-diabetes), em que o risco de desenvolver diabetes é maior;
       Acima de 126 mg/dl em jejum, em duas ocasiões diferentes, confirma o diagnóstico de diabetes.
   O Diabetes TIPO 1  é uma doença autoimune, caracterizada pela destruição das células do pâncreas, produtoras de insulina. Consequentemente, pessoas que tem o tipo 1 produzem muito pouco ou nenhuma insulina e devem utilizar a insulina para sobreviver. Mais diagnosticado em crianças e adolescentes.
     No Diabetes TIPO 2  a característica principal é a resistência à insulina - a pessoa não consegue usar adequadamente a insulina que produz. Por causa do aumento da incidência da obesidade, vêm sendo registrados casos do tipo 2, também em crianças e adolescentes; porém é mais comum em adultos.

PRINCIPAIS SINTOMAS
QUEM PODE TER DIABETES?
         Qualquer pessoa pode ter diabetes, mas o risco não é igual para todos. Os fatores de risco que estão geralmente associados ao diabetes:
QUAIS AS COMPLICAÇÕES DO DIABETES?
        O Diabetes quando  não tratado  pode os níveis de glicose ficarem muito altos, podendo causar danos e falência de vários órgãos e tecidos: Doenças cardiovasculares, problemas nos rins e nos pés (úlceras e risco de amputações, disfunção sexual e  complicações visuais.                                    

Ariadne Passos Torres
  Gerente HIPERDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário