sábado, 12 de novembro de 2011

ESC. MUL. ANTÔNIO B. LEITE REALIZOU OFICINA: SE DIVERTINDO E APRENDENDO COM OS JOGOS MATEMÁTICOS


            A matemática na maioria das vezes é vista como a disciplina exata, aquela que não pode ser ensinada de outra maneira a não ser a tradicional, ou seja, utilizando apenas o uso do quadro e giz. Não havendo espaço para criatividade e inovação nas aulas, fazendo com que muitos alunos vejam a disciplina fora da realidade.
            É importante analisar os métodos de ensino e propor mudanças que tornem as aulas mais dinâmicas. Por meio da brincadeira o aluno envolve - se no jogo e sente a necessidade de partilhar e interagir com os colegas e com o professor, também terá a oportunidade de desenvolver capacidades como atenção e habilidades.
           Nos jogos matemáticos a criança não só adquire bons resultados, no saber dos assuntos aplicados em sala de aula. Mas também já vai passando pela experiência de ser parceiro, algo que com certeza lhe ajudará futuramente na sua vida profissional.
         Com base na busca de maneiras inovadoras e eficazes no ensino da matemática foi desenvolvida uma oficina por alunos da UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas, CAMPUS III – Palmeira dos Índios – Alagoas.
          A oficina foi realizada ontem, dia 11 de novembro do corrente ano, durante o turno matutino, nas turmas do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental e no Programa Mais Educação, na Escola Municipal Antônio Barbosa Leite. Como extensão dos trabalhos realizados na disciplina de Prática Educacional, do curso de Licenciatura Plena em matemática da UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas com o tema Jogos Matemáticos, orientado pela professora Luciana.
          O Projeto busca diversas metodologias inovadoras de ensinar matemática, de forma que facilite a aprendizagem e o entendimento do aluno em determinados assuntos aplicados em sala de aula, e fazendo com que haja mais interação entre aluno – professor.
          Foi desenvolvido aplicações de atividades lúdicas as quais foram pesquisadas, para serem trabalhadas nas respectivas turmas citadas.
       Equipe da UNEAL responsável pela realização da oficina: Cristiano Ferreira, Manoel Faustino, Heloisa Oliveira, Josefa Tatiana, Fábio Antônio.

Clébia Maria da Silva – Diretora / Maria José Pau Ferro – Coordenadora Pedagógica / Luiza Maria Cavalcante – Professora / Heloísa Oliveira – Secretária Escolar






Nenhum comentário:

Postar um comentário