quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SEMED INFORMA: V BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS É VISITADA PELOS ALUNOS DA SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

     No último dia 26 de outubro os educandos da Sala de Recursos Multifuncionais da Esc. Mul. Dr. Gerson Jatobá Leite visitam na cidade de Maceió a V BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS. Foi uma aula de campo inesquecível, desde a acolhida para o breve café da manhã na sala de aula onde todos puderam saborear um delicioso pãozinho com manteiga, bolo caseiro, suco de frutas e café, comida tipicamente nordestina, pois não queríamos fugir de nossas raízes.
      E ao iniciarmos o translado de Palmeira dos Índios à Maceió a expectativa era grande, uma alegria contagiante, principalmente por aqueles que estavam viajando com este destino pela primeira vez. Ninguém perdia um só minuto, admirando a paisagem e questionando o tempo que levaríamos para chegar à Maceió. Ao chegar ao Centro Cultural Ruty Cardoso foi só animação, cada um, de maneira especial se encantava com o que via e ouvia. Tivemos a oportunidade de visitar vários estandes, onde os escritores e/ou monitores nos prestigiavam com contação de histórias e exposição de materiais de literatura. Foi possível até participar de oficinas de origami, onde Geisiane ganhou brindes pela excelente participação.
      A aproximação dos educandos com os atores durante uma dramatização proporcionou um ambiente tranqüilo e acolhedor, a cada cena era possível perceber algo diferente no olhar de cada um, com certeza momentos únicos e inesquecíveis para todos nós.
     Aproveitamos para fazer um lanche e partimos em direção à praia. Alguns nunca tinham visto o mar ou pisado na areia da praia. Foi mais um momento de euforia, a descontração tomou conta de todos. O balanço das ondas, a brisa do mar e o brilho do sol iluminavam cada minuto que parecia eterno, até Wellington e José Vitor, que mesmo de cadeira de rodas, não desperdiçaram nenhum minuto, estando o tempo todo junto ao grupo.
      Saímos com destino à Palmeira dos Índios, porém antes paramos na cidade do Pilar para almoçar e seguir viagem, foi outro momento de confraternização, a turma toda reunida, e já questionando sobre a próxima viagem. Cícero, Yuri, Magna, Amanda e Adriano, o nosso cantor favorito que estudam na Esc. Mul. Irmã Bernadete e freqüentam a Sala de Recursos comentavam que a viagem tinha sido maravilhosa e queriam voltar outras vezes. Até hoje só o que se fala é da aula de campo à cidade de Maceió, isso nos mostra que os limites de nossos sonhos só depende de cada um de nós.
      Acreditar que a educação transforma vidas é fácil, difícil é compreender que muitas vidas dependem de nossas ações. Educar depende de gestos simples, porém grandiosos aos olhos de quem necessita. 
      Mais uma vez agradecemos ao apoio da secretária Márcia Souza, dos diretores das unidades de ensinos em que nossos educandos estudam, das jovens Joyce Barbosa da Costa (Enfermeira) e Aline Janielly da Costa Fernandes (Enfermeiranda) e de todos aqueles que contribuíram para a realização e eficácia desta aula de campo.
     Só se constrói caminhos sólidos quem acredita na diferença, no potencial de cada um, no valor de cada ser humano.

Quitéria Barbosa da costa
Coordenadora da Unidade de Educação Especial

Maria Zélia,Maria Edilma,Marinez  
Professoras

Ana Holanda, Maria José e Renilda Pereira
Diretoras




































Nenhum comentário:

Postar um comentário