segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SEMED INFORMA: FORMAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL


A FORMAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA

    Na última segunda-feira (07 de novembro) ocorreu o V Momento de Formação Continuada na Perspectiva da Educação Inclusiva. O encontro realizado no espaço da Tele sala da Esc. Mul. Dr. Gerson Jatobá Leite contou com a participação de vários educadores da rede municipal de ensino. O momento foi de grande relevância, pois abordamos temas bastante significativos para todos nós, aprimorando assim cada vez mais nossa prática pedagógica. Primeiro houve uma abordagem sobre autismo, destacando que a criança ou adulto com autismo não pode, nem deve se isolar, pelo contrário, precisa socializar e interagir com todas as pessoas. Para minimizar essa dificuldade de convívio social, vale criar situações de interação, respeitando os limites de cada um.   

    Já no segundo momento a psicóloga Jasivan destacou pontos essenciais para que os educadores possam realizar sondagens buscando compreender o processo de ensino e aprendizagem, e que para incluir “todos”, se faz necessário  pesquisas, estudo, e análise  dos fatos. Nesta perspectiva percebe-se que a prática pedagógica se torna significativa para ambas as partes, e o olhar atento de cada educador pode fazer a diferença na sala de aula.

     Em cada abordagem os educadores tiveram a oportunidade de questionar e tirar algumas dúvidas sobre como interagir na escola com os educandos que apresentam deficiência ou limitações.

Momentos como esse nos faz perceber que cada um, independente de ser educador, pode contribuir para que o processo de inclusão aconteça verdadeiramente em nossas unidades de ensino.

    Partimos do princípio de que todos que atuam junto aos educandos podem se tornar educadores, basta querer fazer a diferença, e desenvolver práticas pedagógicas que transformem o ambiente escolar em um espaço de conhecimento e aprendizado, onde o ensinar e o aprender sejam à base de nosso trabalho.
     
Destacamos que no próximo dia 28 /11, das 8h às 11:30h na Tele sala da Esc. Mul. Dr. Gerson Jatobá Leite estaremos em mais um encontro pedagógico, desta vez com a temática "NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM - O LÚDICO NO CAMINHO DA INCLUSÃO". 

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora Pedagógica da Unidade de Educação Especial - SEMED











Nenhum comentário:

Postar um comentário