quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SEMED INFORMA: SOMOS 7 BILHÕES DE HABITANTES NO PLANETA TERRA

O número total da população do planeta atingiu 7 mil milhões (7 bilhões de pessoas) em 31 de outubro de 2011, por volta das 4h, conforme previsão da ONU. De acordo com projeções populacionais, este valor continua a crescer a um ritmo sem precedentes antes do século XX. Entretanto, a taxa de crescimento vem caindo desde que os índices de crescimento atingiram seu auge em 1963. A população está em explosão demográfica desde a Revolução Industrial que começou na Inglaterra em meados do século XVIII.

Uma pequena filipina de nome Danica, nascida em Manila, foi a escolhida inicialmente para simbolizar os desafios planetários de crescimento demográfico. Rússia e Índia também reivindicam o nascimento do bebê-símbolo.  O planeta atingiu a população de seis bilhões em 1999. Na ocasião, a ONU escolheu Adnan Nevic, um menino nascido em Sarajevo, como representante simbólico da marca. Desta vez, a ONU optou por não designar nenhuma criança com antecedência e vários países pretendiam reivindicar a efeméride.

Tendo a China como o país mais populoso, com 1,35 bilhão de habitantes, seguido da Índia, com 1,24 bilhão, a ONU prevê que a população mundial continuará crescendo e chegará a 9,3 bilhões em 2050, e superará os 10 bilhões até o final do século. Grande parte da população atualmente vive nos grandes centros urbanos, gerando desafios para a habitação, transporte e abastecimento. Todos os dias nascem aproximadamente 31.000 pessoas.

Os desafios para todos nós e os nossos descendentes serão cada vez mais desafiadores, pois no futuro teremos que produzir 15 vezes mais alimentos e usar o máximo possível dos espaços adequados para esse fim.  Além de gerar uma economia estável, proporcionando educação de qualidade, saúde e uma vida digna para todos. A humanidade precisará muito mais da tecnologia como aliada em vários meios para conseguir este fim.
                          
COMITÊ DE COMUNICAÇÃO/IMAGEM SELO UNICEF




* Estimativa ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário