terça-feira, 29 de novembro de 2011

SEMED - IMPLEMENTA LEI CONTRA O RACISMO NA ESCOLA

 A  Secretaria Municipal de Educação Trabalha o Combate ao Racismo no Dia da Família na Escola

NEGROS E ÍNDIOS  NO PAÍS DA DEMOCRACIA  RACIAL


Refletir sobre racismo e classificação de cor no país da “democracia racial” provocam dúvidas, preconceitos e gera inquietações. Embora o nosso discurso ainda não seja/esteja racializado, as práticas cotidianas no Brasil são marcadas, infelizmente, por relações étnico-raciais e estas pela supremacia da população Branca. Em que pese à poderosa ideologia da “democracia racial”, no Brasil não são necessárias leis segregacionistas, pois o racismo aqui existe de fato e prescinde de regras.
Tem-se, ainda hoje, uma sociedade extremamente preconceituosa e discriminadora, que encontra na escola um dos maiores disseminadores dessas atitudes, sendo as populações negras e indígenas as mais atingidas e grandemente prejudicadas nesse processo, amplamente respaldado por currículos e projetos pedagógicos que mascaram situações que fazem parte integrante do dia-a-dia da sociedade e, por conseguinte, da escola. 

Sendo esta, uma ação temática do SELO UNICEF, a Secretaria Municipal de Educação - SEMED vê a importância de implementar ações que combatam essa prática discriminatória e preconceituosa nas nossas escolas.
Nossas crianças devem ver seu semelhante não através da cor da sua pele ou por sua crença, mas pela mesma humanidade que nos torna  iguais numa sociedade democrática.

 Equipe de Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário