quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SEMAS REALIZA FESTA DE 15 ANOS PARA MENINAS CARENTES


FESTA DE 15 ANOS PARA MENINAS DE NOSSO MUNICÍPIO

SONHO DE MENINA

HISTÓRICO
O baile de debutantes surgiu em reinos europeus, sobretudo nos locais que hoje conhecemos como França, Inglaterra, Alemanha e Áustria. As famílias nobres realizavam um grande baile para a sociedade da época, tendo como objetivo principal mostrar que sua filha estava se tornando uma mulher. A própria origem da palavra francesa début significa estréia, início. Na realidade, a função do baile também era atrair possíveis pretendentes para a moça. Desta forma, mostrar que ela já não era mais criança significava dizer aos homens que ela estava pronta para ser uma boa esposa e mãe. Para aquele estilo de sociedade, o importante não era o romantismo, e sim a aliança entre famílias nobres. .

Aqui, a festa se tornou extremamente popular na década de 50 do século XX. Para economizar, as famílias passaram a realizar festas em conjunto nos clubes. Num só dia, várias meninas eram apresentadas à sociedade, gerando até colunas sociais sobre quem era a mais bonita, a mais simpática etc. Na década de 80, as meninas passaram a preferir presentes ou viagens no lugar da festa. .

Nos anos 90 e 2000, a comemoração voltou com força total e reavivaram tradições como a troca do vestido e as velas. Atualmente, o ritual se inicia com a troca de sapatos pelo pai, que possui dois significados: informar aos participantes que a moça já está pronta para dar seus próprios passos e representar a passagem para a vida adulta (salto alto). Continuando o evento, a debutante coloca um vestido de gala, simbolizando a passagem de menina para mulher. Na hora da valsa, as 15 velas simbolizam os 15 anos de vida. Ao apagar cada vela, a debutante comemora o fim de uma etapa. .

DESENVOLVIMENTO

Que garota nunca sonhou em completar seus quinze anos em um baile de gala, com direito a um vestido deslumbrante e dançar valsa com um príncipe encantado? Este é um dos sonhos de centenas de garotas de nosso município e principalmente das que são usuárias dos serviços socioassistênciais da Secretaria Municipal de Assistência Social de Palmeira dos Índios - Alagoas, pois as mesmas irão participar de um baile para debutantes no próximo dia 29 de novembro de 2011, o baile será realizado no espaço físico da casa de Shows Aquárius. A iniciativa é do Governo Municipal de Palmeira dos Índios através da Secretaria Municipal de Assistência Social que intitulou o projeto como “Sonho de Menina”, que conta com a ajuda dos coordenadores do programas CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, PBF – Programa Bolsa Família, PROJOVEM Adolescente e Plantão Social da SEMAS, além do apoio de empresários locais e amigos da sociedade em geral. O evento terá custo zero para todas as garotas participantes que já completaram ou ainda vão completar 15 anos em 2011. .

Os preparativos para a festa, no entanto, já tiveram início há meses. Além do baile, todas as garotas passarão por várias palestras com nutricionista, psicólogo, aulas de estética facial, auto-maquiagem e comportamento e etiqueta. Nem mesmo com a vestimenta elas terão que se preocupar tudo porque a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social firmará parceria com as lojas de vestimenta de nossa cidade visando uma forma de ceder os vestidos para as debutantes.

A seleção das garotas, porém, não foi nada criteriosa. Bastava estudar na rede municipal de ensino e freqüentar regularmente as aulas, ou então ser usuária dos serviços socioassistenciais da Secretaria Municipal de Assistência Social ou de algum de seus programas. A seriedade do projeto é tanta, que estaremos escolhendo para as madrinhas e padrinhos que não serão reveladas até a hora do baile. Haverá, ainda, decoração especial, banda e buffet para as jovens e seus convidados.

“Pensamos em tudo, porém não tínhamos dinheiro. Surgiu, então, a idéia de fazer parcerias com o próprio comércio local e amigos empresários. Solicitando a cada empresário que fosse doando e emprestando aquilo que podia até conseguirmos tudo para a realização do baile. .

A noite de gala comportará mais de 100 debutantes, sendo que cada debutante terá direito a 05 convites e 01 mesa para familiares e amigos. Um trabalho fotográfico também está sendo elaborado pelos fotógrafos de nossa cidade, desde as palestras até o dia do baile. .

OBJETIVO GERAL
Oferecer às adolescentes em estado de vulnerabilidade social e que estejam completando 15 anos, a oportunidade de terem uma festa de debutante, sonho de toda jovem, além de participarem de uma programação sócio-cultural e educativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar a preocupação do Governo Municipal de Palmeira dos Índios junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, perante a juventude de nosso município, em especial a classe feminina.
Proporcionar a estas garotas uma festa de princesa;
colocá-las em destaque na sociedade em geral, tornando esse evento conhecido nacionalmente;
Socializar o convívio com as demais debutantes, fazendo com que cada uma conheça mais a fundo a vida das companheiras de data;

POSTERIORMENTE ESTAREMOS ENVIANDO CONVITE OFICIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário