Dando prosseguimento as atividades afro-brasileiras, a Escola Municipal Francisco Pinto Pimentel está realizando várias atividades na disciplina de História, ministrada pela professora Ana Maria Sandes.
No primeiro momento houve uma “oficina de máscaras africanas”, cujo objetivo foi despertar no educando o estudo e a pesquisa das máscaras, usando a diversidade do material (reciclável), da temática ligada a rituais e da magia a elas relacionadas. Essas máscaras eram usadas em várias cerimônias e rituais, como relacionadas ás colheitas, aos rituais de passagem da infância para a vida adulta e os funerais.
Partindo para o segundo momento houve uma visitação da turma do 9º ano a comunidade remanescente de quilombolas na nossa cidade (tabacaria). Ao chegarmos à comunidade conhecemos a extensão da Escola Mary Sampaio Caparica, situada naquela comunidade, partimos a caminho para a pesquisa in loco, onde fomos recepcionados pelo vice-presidente da comunidade Srº Amaro e demais habitantes da localidade. No local foram aplicados questionários que os próprios alunos eleboraram numa coleta de informações sobre a comunidade e as pessoas que moram lá. Os educandos se surpreenderam e também conheceram a realidade desse povo tão sofrido e marcado pela história.
Para concluirmos foi realizada na própria escola um concurso para melhor nova versão da música “veja os cabelos dela”, do então cantor/deputado “tiririca”, que essa mesma foi condenada por racismo.
Com criatividade e esforço, os alunos do 8º ano (jadson e fernando) foram os ganhadores do concurso, parabéns a esses alunos e a todos que participaram, foram mais de 150 novas versões para a música.
Professora: Ana Maria Sandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário