sábado, 26 de novembro de 2011

SEMANA DO BEBÊ FOI REALIZADA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS – AL

Palmeira dos Índios realizou durante a semana de 21 a 25 a “Semana do BEBÊ”. Profissionais da Saúde em parceria com a Assistência Social e Educação realizaram durante toda essa semana atividades e ações ligadas as mães gestantes e a criança até 2 anos de idade.

A semana foi recheada com palestras e atendimentos nas 24 (vinte e quatro) Unidades de Saúde do município para as mães grávidas e com bebês até dois anos de idade. As palestras foram realizadas pelos profissionais da saúde, acontecendo em Escolas, Unidades de Saúde e outros espaços com vários temas, tais como: importância do pré-natal e parto humanizado; os cuidados com a criança de até dois anos de idade; planejamento familiar; alimentação; afetividade e competência familiar; higienização; monitorização de doenças de diarréias agudas – MDDA; imunização; importância do teste do pezinho; amamentação; patologias mais acometidas na infância e modo de preveni-las e acidentes com criança.

Outras ações que se destacaram foram: escolha do “Bebê Saúde” 1 (um) em cada das 24 (vinte e quatro) Unidades de Saúde; registro do 1º bebê nascido no dia denominado “Bebê Prefeito”, com entrega da chave pelo Prefeito James Ribeiro na Maternidade Santa Olímpia; massagem nos bebês (Creche); distribuição de kits e enxovais para gestantes.

A experiência foi sugerida pelo Selo Unicef.
Foi muito gratificante o envolvimento de todos em prol dos bebês!!!
Toda criança tem direito de ser feliz, bem cuidada e amada.

Zoé Duarte Feitosa
Gerente do Programa Saúde na Escola / Programa Saúde da Criança e do Adolescente

A abertura se deu na Escola Municipal Professora Marinete Neves, e teve como atração a Banda Mirim dos alunos do Programa Mais Educação da Escola Municipal José Sampaio e o Parquinho da Tia Zeta com o cantinho do brincar, cuidar e educar. 







A secretaria de saúde esteve realizando o teste do pezinho, imunização, administração de vitamina A e sulfato ferroso.
No dia 23/11/2011 aconteceu na Casa Museu Graciliano Ramos com a presença de autoridades como o prefeito do município, a vice- prefeita e a 1ª dama Mosabelle, a entrega dos brindes para os Bebês Saúde, onde cada Unidade Básica de Saúde foi representada por um “Bebê” que alcançou os requisitos para este título, como:  a mãe ter realizado as 7 consultas de pré -natal, ter sido imunizada durante a gestação, o bebê ter sido registrado, imunizado estar sendo acompanhado pela equipe de saúde da família mensalmente, etc.














Foi elegido o "Bebê Prefeito", que foi o 1º Bebê nascido no dia 23/11/2011, onde este foi contemplado com enxoval e brinde. E sua mãe também foi contemplada com brinde por ter realizado por completo seu pré natal. Logo mais, acompanhamos o "Bebê Prefeito" no seu registro de nascimento ainda na Maternidade Santa Olímpia.



Ainda no dia 23/11/2011 a tarde estivemos com mães, pais e demais familiares na Casa Museu Graciliano Ramos, numa palestra sobre acidentes com crianças até dois anos de idade, quais cuidados tomar e o que fazer quando acontecer? com o Sargento  Klesio, do Corpo de Bombeiros de Palmeira dos Índios.  Ao término, as gestantes foram contempladas com brindes de higiene para as mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário