quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ESC. MUL. SANTA TEREZINHA REALIZA O DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA E A CULMINÂNCIA DO PROJETO IDENTIDADE AFRO-BRASILEIRA

No dia18 deste mês de novembro de 2011, foi realizado na Escola Municipal Santa Terezinha o Dia da Família na Escola juntamente com a Culminância do Projeto Identidade Afro-Brasileira. Este dia foi vivenciado com grande alegria principalmente pelos alunos que contaram com a presença de seus familiares na escola, para prestigiarem as apresentações que realizavam sobre os diferentes preconceitos em nossa sociedade, passados de geração a geração.

O Projeto foi trabalhado durante os meses de outubro e  novembro de 2011, e  teve como objetivo maior conscientizar toda a comunidade escolar sobre a necessidade de mudanças de atitudes em busca de uma sociedade sem racismo desde a mais tenra idade, desde "uma simples palavra, um gesto ou um olhar menos atencioso que pode gerar um sentimento de inferioridade em que a criança tende, de forma inconsciente ou não, a desvalorizar e negar suas tradições, sua identidade e costumes".
 
O público alvo para participação direta e indireta  nesse projeto, foram os  pais, professores e alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e da EJA, demais  funcionários da escola, equipe diretiva e comunidade local.
Todos os professores foram convidados a participar diretamente neste projeto, envolvendo as diversas disciplinas  durante todo o período, desde as áreas de desenvolvimento da Ed. Infantil.
 
O dia teve início com oração, seguido de apresentação teatral sobre "Menina Bonita do Laço de Fita", seguido de reflexão sobre a importância do acompanhamento da família para que os alunos possam ter uma formação integral. A maioria dos alunos que estavam presentes ficaram felizes com a perspectiva de ter os pais, os familiares mais próximos no acompanhamento escolar. Alguns dos trabalhos, produzidos em sala de aula,                                                                                                                                                                                                       estavam expostos para que os pais pudessem ver e dar seus pareceres sobre o que viam.

Logo em seguida foram feitas algumas apresentações pelas turmas, desde a Educação Infantil que retratou de forma dinâmica que as diferenças são riquezas e têm muito valor para todos nós, como uma veste branca e uma preta, retratando a pele das pessoas, onde cada um tem a sua beleza.  As turmas do 3º  e 4º anos apresentaram poesias e músicas representando o dia da Consciência Negra. A turma do 5º Ano apresentou  a  Capoeira, representando heranças africanas que fazem muito bem para quem a pratica. O 6º e 7º Anos apresentaram um pouco da cultura afro e indígena presente em nossa sociedade mediante cartazes, confecção de instrumentos musicais, estampas, produções estas realizadas em sala de aula.

Logo após estas apresentações foram dados alguns avisos sobre as atividades a serem desenvolvidas no final do  mês de novembro e durante o mês de dezembro.
Após os avisos teve a última apresentação realizada pela turma do 8º Ano como a música e dança "Pérola Negra" de Daniela Mercury.  E para finalizar o Dia da Família na Escola e Dia da Consciência Negra  e Indígena a Professora Edvânia Barbosa fez algumas colocações sobre este dia.
 
Por fim a diretora deu por encerrado o momento deixando em aberto aos pais/responsáveis para procurarem os respectivos professores de seus filhos para se informarem melhor sobre todo o andamento deles em sala de aula. Após o término do evento foi feita uma  breve avaliação onde os pais expuseram que o dia foi muito bom para o desenvolvimento dos alunos e de  toda  a comunidade escolar. O projeto deve ser trabalhado durante todo o ano, tanto para mais dias da família na escola como dias para reflexão de nossas atitudes diante do nosso próximo, seja ele quem for.

Josenilda Vieira - Diretora
Daniel Joaquim - Vice-diretor
Rosineide Rocha – Coordenadora



Nenhum comentário:

Postar um comentário