terça-feira, 8 de novembro de 2011

SEMAS INFORMA: PROJOVEM ADOLESCENTE VISITA A CIDADE DE CARUARU –PE EM AULA DE CAMPO


      De maneira dinâmica e totalmente gratuita, este programa promove a reflexão e o debate entre os adolescentes sobre diferentes temas como cultura, meio ambiente, direitos humanos, saúde, esporte e lazer entre outros. Dentro desta perspectiva no dia 5 de novembro de os jovens foram visitar em aula de campo, a então conhecida como a Capital do forró, a cidade de Caruaru-PE .
        Em Caruaru nossos jovens tiveram o prazer de conhecer o Museu do Barro-Espaço Zé Caboclo, onde tiveram contato com as obras de Mestre Vitalino, ao mesmo tempo entraram em contato com a história de Luiz Gonzaga e Elba Ramalho e observaram uma oficina de Xilogravuras.Tiveram um maravilhoso almoço na praça de alimentação do Pólo Comercial onde também observaram o que move a economia da região e finalizaram sua visita no Alto do Moura, lugar este onde Mestre Vitalino nasceu se cresceu e morreu deixando neste lugar sua história e cultura, homem que não sabia ler mas contava histórias com as mãos.
         De acordo com A Secretária de Assistência Social, Édila Canuto, a aula de campo oferta uma vivência direta dos jovens com a cultura regional nordestina. ”Muitas vezes, você percebe que as pessoas já ouviram falar sobre um lugar, que ele sabe onde fica, mas ele nunca foi. Este passeio é uma maneira destes jovens conhecerem e se apropriarem por esta cultura no espaço regional. Estimulando desta forma os jovens a uma valorização regional”, concluiu.
       A aula cultural é parte da estratégia, da política de desenvolvimento social implantada pela Secretária de Assistência Social previstas para serem desenvolvidas com jovens e Adolescentes de Palmeira dos Índios com o apoio do Prefeito James Ribeiro.
        Participaram da aula 60 adolescentes assistidos pelo Programa PROJOVEM dos coletivos da Canafístula, Palmeira de Fora e IFAL, orientadores socais, facilitadores de oficinas e a equipe administrativa do Programa.

Waleska Rodrigues
Pedagoga do Projovem








Nenhum comentário:

Postar um comentário