quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ESC. MUL. LUDUGÉRIO AMÂNCIO – ALUNOS DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARTICIPAM DO DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

No último dia 18 de novembro a Escola Municipal Ludugério Amâncio realizou uma atividade bastante significativa para toda comunidade local. O DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA fez parte do projeto “CULTURA E IDENTIDADE—COMUNICAÇÃO PARA A  IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL”, que visa fortalecer os laços entre família e comunidade escolar, construindo valores essenciais para a vida.

Durante todo o dia, a escola expôs trabalhos construídos pelos educandos, realizou apresentações artísticos culturais, como também várias palestras. Aproveitando o projeto que vem sendo desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais, cuja temática é “Palmeira – Quem Te Conhece Não Esquece Jamais” a professora Neuza destacou a história dos índios Tilixi e Tixiliá, o estudo de suas origens, seus usos e costumes, pois não poderia passar despercebidos pelo espaço de ensino e aprendizagem daquela instituição de ensino. 

A sala de recursos está bastante organizada com produções dos educandos, isso nos mostra que o trabalho eficiente supera as deficiências e integra todos no objetivo de conviver com as diferenças. Podemos ser diferentes, porém não indiferentes. Momentos únicos e insubstituíveis em que escola e família se unem em prol de uma sociedade mais justa e solidária. Sempre é bom relembrar que em seu Art. 2° as  Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de uma nação democrática. 

Parabéns a todos que fazem parte desta instituição de ensino pelo belíssimo trabalho apresentado a comunidade do Povoado Santo Antônio.

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Unidade de Educação Especial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário: