quarta-feira, 29 de junho de 2011

SEMED REALIZA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


      Sabendo da importância que a formação continuada tem na vida de cada educador e principalmente na prática pedagógica desenvolvida em sala de aula, a Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios, através da Secretaria Municipal de Educação sob a Coordenação Pedagógica de Educação Especial realizou  neste mês de junho um encontro onde foi abordado o tema “Educando no Caminho da Inclusão”. O encontro reuniu cerca de 50 professores que atuam na sala regular da educação infantil e do ensino fundamental (1º ao 5º anos) e que atendem crianças com deficiência. Um dos pontos destacados pelos educadores foi a falta de formação, algo que se faz necessário para que a inclusão possa se efetivar. Também foram apresentadas imagens de atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais e que vem demonstrando que há grandes avanços, tanto em relação à aprendizagem como também na  interação dos alunos  com os demais colegas.
      Este foi o primeiro encontro e já estamos nos organizando para os próximos. No dia 02 de agosto teremos outro encontro com a temática “Transtornos e Sindromes – o que isso pode afetar?”. Este momento será ministrado pela psicóloga Jasivan, nossa companheira de trabalho. Outros temas também serão abordados, tais como: meu aluno é surdo e agora?; psicose infantil - um desafio na sala de aula;  autismo não é isolamento e sim acolhimento; terapia ocupacional – um estudo de caso; ninguém é igual a ninguém - o lúdico no caminho do ser, entre outros.
      Segundo Baptista (2006,p.97), precisamos partir do saber – fazer dos profissionais para  a construção de  um novo modo de lidar com a realidade. Pretendemos avançar na problematização\compreensão da necessidade da escola como espaço social, provocar mudanças para incluir todos os alunos, mesmo aqueles que demandam maior apoio no processo educacional. Concordamos com Figueiredo (2002,p.68), quando sugere que, para “efetivar a inclusão, é preciso (...) Transformar a escola, começando por descobrir práticas segregacionistas (...) A inclusão significa um avanço educacional com importantes repercussões políticas e sociais, visto que não se trata de adequar, mas de transformar a realidade das práticas educacionais”.
      No final os educadores participaram de um lanche coletivo e visitaram a Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Doutor Gerson Jatobá Leite, percebendo que este ambiente de sala de aula também serve para aproximar e transformar vidas.

Quitéria Barbosa da Costa - Coordenadora Pedagógica da Educação Especial

FIQUE SABENDO...

Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais
O que é?
Fornecem materiais pedagógicos, equipamentos e móveis para o atendimento educacional especializado.
O que já fez?
Criou, entre 2005 e 2008, 5.551 salas.

Programa Escola Acessível 
O que é?
Aloca recursos para a adequação de prédios escolares para a acessibilidade.
O que já fez?
Investiu R$ 30,8 milhões em 2007 e 2008 para a adaptação dos edifícios.

Programa BPC na Escola
O que é?
Monitoramento do acesso e da permanência na escola dos alunos com deficiência na faixa etária de 0 a 18 anos que são beneficiados pelo programa Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).
O que já fez?
Desde 2006, cruza os dados de matrículas com os de beneficiários do BPC. Os números mostram que, em 2009, cerca de 70% dos portadores de deficiência com idade entre 0 e 18 anos atendidos pelo programa estão fora das escolas.

Quer saber mais?
Site do MEC: www.mec.gov.br, e-mail: seep@mec.gov.br, tel: (61) 2104-9258 / 2104-8651





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