quinta-feira, 30 de junho de 2011

SMS/CAPS AD REALIZA A “II PARADA ANTI-DROGAS – TODOS JUNTOS CONTRA AS DROGAS – ESTA LUTA TAMBÉM É SUA”

Neste 28 de junho foi realizada a “II Parada Anti-Drogas – Todos Juntos Contra as Drogas – Esta Luta Também é Sua”, pela Prefeitura de Palmeira dos Indios e promovido pela Secretaria Municipal de Saúde sendo uma ação do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial de álcool e outras drogas), Espaço Renascer, Realizado . O evento foi alusivo a Campanha Contra o Uso e o Tráfico de Drogas, com manifestações e atividades em todo o país.
    Participaram do momento os usuários do CAPS AD, equipe multiprofissional composta por psiquiatra, assistente social, psicóloga, auxiliar de enfermagem, músico, monitores e coordenação, na pessoa de Ana Flávia Bernardo. Contou ainda com importantes parceiros, como Programa de Saúde do Homem e NUPS (Núcleo de Promoção de Saúde).
   A programação foi voltada para a população, com distribuição de material educativo, depoimentos de usuários em recuperação, apresentação do Coral Luz da Esperança composto por usuários, e palestras educativas. Foi apresentada a proposta terapêutica do CAPS AD, tratamento e recuperação do dependente químico. As atividades de acolhimento, visita domiciliar, grupos de família, atendimento individual, tendo em vista a reabilitação e reinserção social.
     O conceito de dependência química foi trabalhado, sua classificação quanto aos efeitos no sistema nervoso central atuando como depressivos, estimuladores e perturbadores. A população interessada se dirigia até a equipe e colhia informações desta problemática assustadora, recebendo orientações e encaminhamentos. Todas as drogas foram abordadas com maior ênfase no crack, principalmente pelos adolescentes.
   O evento foi encerrado com apresentação do coral e a distribuição dos lanches. O calendário das próximas ações foi divulgado, ações de cunho preventivo/educativo que será trabalhada nas escolas da rede privada e pública.

Ana Flávia Carvalho - CAPS  AD








Nenhum comentário:

Postar um comentário