A FORMAÇÃO CONTINUADA FAZ TODA A DIFERENÇA
Nos dias 06, 07, 08 e 09 deste mês os educadores que atuam no ensino fundamental I e II participaram de momentos de muito aprendizado. Pois através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o NAME (Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino), foi realizada a Formação Continuada dos Educadores para uma Educação Inclusiva proporcionando temas no intuito de favorecer melhorias na ação pedagógica de cada instituição de ensino. Nesta semana a temática foi “Intervenção Pedagógica: deficiência intelectual” e “Curso Básico de Libras”.
É através de momentos como estes que se percebe o quanto o papel do educador é fundamental para a formação de uma nação. A professora Doutora Andrea Rosin Pinola ao ministrar os momentos sobre deficiência intelectual abordou a importância da flexibilização do currículo, dos conteúdos, do tempo e da avaliação. Também destacou a importância de si adaptar os materiais pedagógicos para o trabalho em sala de aula junto com os educandos, independente de terem deficiência ou não. Deu ênfase na necessidade de rompermos com as barreiras do comodismo e principalmente que o educador precisa ser um eterno pesquisador, que não se limita apenas em ensinar, e sim que a educação precisa de pessoas que acreditem no aprender a aprender sempre.
Desde já, agradecemos a participação de todos os educadores que acreditam na formação continuada e com certeza, o cronograma do terceiro bimestre - Formação Continuada NAME, terá outros encontros sobre a importância da Educação Inclusiva no contexto educacional.
Quitéria Barbosa da Costa - Coordenadora da Educação Especial (SEMED)
Nenhum comentário:
Postar um comentário