Informativo

quinta-feira, 30 de junho de 2011

SMAS/PETI REALIZA A 7ª FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DO PETI


A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) realizaram hoje 30 de Junho do corrente ano, a 7ª Formação Continuada, para educadores do Programa, tendo como tema “Família, base estrutural para todo desenvolvimento da criança” objetivando o fortalecimento, vínculo e a importância da família no processo de aprendizado da criança. Na ocasião estiveram presentes: a coordenadora do Programa Maria do Carmo, a Pedagoga Telma Maria, Cícera Nonato como ministradora da formação e Pe. Lázaro (palestrante).

Telma Maria - Pedagoga do Programa





SEMED REALIZA FESTA JUNINA DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NO ARRAIÁ " ESPECIÁ É SABER AMÁ".


No último dia 20 de junho a escola municipal Doutor Gerson Jatobá Leite acolheu os educandos que fazem parte das seis Salas de Recursos Multifuncionais para  realizar uma grande festa junina, o arraiá “Especiá é saber amá”. Mostrando mais uma vez que a inclusão é essencial para cada cidadão e que ser feliz é o que toda criança sempre quer. Não faltou animação, o grupo de música do Centro de Reabilitação de Palmeira dos Índios “Som e Voz - Luz da Esperança” se apresentou, encantando a todos com um repertório de tirar o chapéu.   Logo após, foi possível observar imagens das atividades desenvolvidas em cada sala de recursos, e Wellingtou (um dos alunos) deu o seu depoimento através de vídeo que emocionou muita gente. Mas, o que a garotada queria mesmo era aproveitar para dançar, e com uma quadrilha improvisada nos divertimos bastante. Os jogos da pescaria, do boliche e acerte o alvo também chamaram a atenção de todos. O lanche então, com pipoca, canjica, pamonha, cocada, bolo, paçoca e milho cozido, era só saborear, pois apetite não podia faltar. Essa galera é realmente de encantar, sabe aproveitar cada momento sem desanimar.    Foi uma tarde inesquecível, cada escola trouxe animação que guardaremos até o próximo São João. Quem sabe se não teremos um grande palhoção, onde a inclusão seja a fogueira que aquece cada coração. Especial é saber que ser diferente faz toda a diferença.

Quitéria Barbosa da Costa - Coordenadora da Educação Especial













PROGRAMA BAYER JOVENS EMBAIXADORES AMBIENTAIS RECEBE INSCRIÇÕES ATÉ 27 DE JULHO


Programa Jovens Embaixadores é um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública que possuem uma atitude positiva, são voluntários em suas comunidades e falam inglês.
Os vencedores dessa bolsa viajam no mês de janeiro para os Estados Unidos – a primeira semana em Washington visitando escolas e projetos sociais e, também, participando de oficinas de liderança. Nas duas semanas seguintes, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas em escolas de ensino médio, participam de atividades de voluntariado e fazem apresentações sobre o Brasil.
A experiência oferece a esses estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
Clique aqui para se inscrever no programa 

SMS/CAPS AD REALIZA A “II PARADA ANTI-DROGAS – TODOS JUNTOS CONTRA AS DROGAS – ESTA LUTA TAMBÉM É SUA”

Neste 28 de junho foi realizada a “II Parada Anti-Drogas – Todos Juntos Contra as Drogas – Esta Luta Também é Sua”, pela Prefeitura de Palmeira dos Indios e promovido pela Secretaria Municipal de Saúde sendo uma ação do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial de álcool e outras drogas), Espaço Renascer, Realizado . O evento foi alusivo a Campanha Contra o Uso e o Tráfico de Drogas, com manifestações e atividades em todo o país.
    Participaram do momento os usuários do CAPS AD, equipe multiprofissional composta por psiquiatra, assistente social, psicóloga, auxiliar de enfermagem, músico, monitores e coordenação, na pessoa de Ana Flávia Bernardo. Contou ainda com importantes parceiros, como Programa de Saúde do Homem e NUPS (Núcleo de Promoção de Saúde).
   A programação foi voltada para a população, com distribuição de material educativo, depoimentos de usuários em recuperação, apresentação do Coral Luz da Esperança composto por usuários, e palestras educativas. Foi apresentada a proposta terapêutica do CAPS AD, tratamento e recuperação do dependente químico. As atividades de acolhimento, visita domiciliar, grupos de família, atendimento individual, tendo em vista a reabilitação e reinserção social.
     O conceito de dependência química foi trabalhado, sua classificação quanto aos efeitos no sistema nervoso central atuando como depressivos, estimuladores e perturbadores. A população interessada se dirigia até a equipe e colhia informações desta problemática assustadora, recebendo orientações e encaminhamentos. Todas as drogas foram abordadas com maior ênfase no crack, principalmente pelos adolescentes.
   O evento foi encerrado com apresentação do coral e a distribuição dos lanches. O calendário das próximas ações foi divulgado, ações de cunho preventivo/educativo que será trabalhada nas escolas da rede privada e pública.

Ana Flávia Carvalho - CAPS  AD








PALMEIRA DOS ÍNDIOS PROMOVE QUALIDADE DE VIDA PARA IDOSOS

Núcleo de apoio á saúde da família incentiva à prática de atividades físicas.

Buscando melhoria na qualidade de vida para a terceira idade, o governo Municipal de Palmeira dos Índios, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem incentivando à prática de atividades físicas para grupos dessa faixa etária através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

O trabalho do Núcleo foi criado recentemente pela portaria nº 154/2008 do Ministério da Saúde, defendendo uma política para o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde, através do apoio direto de profissionais especializados em diversas áreas do saber a um conjunto de Equipes de Saúde da Família (ESF).

Atendidos por uma equipe de profissionais qualificados, o grupo recebe orientação de psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos que integram o programa, dando orientação quanto à aquisição de hábitos saudáveis e, através de programas educativos, promovem a saúde dos participantes. Atualmente, o maior objetivo do NASF é diminuir a taxa de doenças provenientes do sedentarismo existente durante essa fase da vida. Os alunos se exercitam e recebem as devidas orientações as terças e quintas-feiras, das 05h30 às 06h30 no Colégio Municipal Marinete Neves, sob orientação dos profissionais de educação física, Victor Melo e Carmem Lúcia.

Flávia Motta
Diretoria de Marketing, Comunicação e Design
Prefeitura de Palmeira dos Índios



quarta-feira, 29 de junho de 2011

SMS CONTINUA REALIZANDO MUTIRÃO DE SAÚDE COM O PROJETO “SAÚDE E CIDADANIA”.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde informa a população residente nas localidades: Serra da Mandioca, Serra de São José, Sítio Larvas, Lagoa do Meio, Pau Sangue e Chorador, que no dia 03 de julho do corrente ano, a partir das 08:00h haverá mutirão de Saúde “ Projeto Saúde e Cidadania”. Lembramos que nesta manhã acontecerá a reinauguração da Unidade Básica de Saúde da Serra da Mandioca às 10:00h e do Posto de apoio Serra de São José às 11:00h. As ações a serem desenvolvidas por meio dos programas de Saúde São:
-SISVAN – Administração de sulfato ferroso;
-SAÚDE DA MULHER – Exames citopatológicos;
-NASF – Avaliação Física/Nutricional;
-SAÚDE BUCAL – Realização de Palestras – TSB e Exodontia;
-OFTALMOLOGIA – Realização de Consultas;
-EPIDEMIOLOGIA – Imunização: Administração dos imunobiológicos: Tríplice viral, Influenza, Pólio, contra Hepatite B, DTP, Tetravalente;
-EDEMIAS – Realização de trabalho de campo – combate ao Aedes Aegypti;
-NUPS – Orientações Preventivas: Aferição da Pressão Arterial e Distribuição de preservativos – DST/AIDS;
-LABORATÓRIO REMI MAIA – Realização de coletas de exames: Hemograma, plaquetas, VDRL e Glicose;
-POSTO VIDA – Exames de Eletrocardiogramas.

Assessoria
Secretaria Municipal de Saúde

CONANDA DIVULGA TEXTO BASE DA 9ª CONFERÊNCIA NACIONAL

O CONANDA divulgou ontem (28/06) o texto base da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, documento que irá orientar o processo das conferências nos estados, nos municípios e no distrito federal. A 9ª Conferência Nacional tem como objetivo geral mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a população em geral para a implementação e o monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Na 8ª Conferência Nacional foram deliberados os Princípios, os Eixos e as Diretrizes para a Construção da Política Nacional e do Plano Decenal e, partir dessa construção, o CONANDA definiu os Objetivos Estratégicos que servirão de parâmetros para as discussões nas conferências Municipais, Territoriais, Regionais, Estaduais, Distrito Federal e Nacional.

As etapas municipais deverão ser realizadas entre agosto e novembro de 2011, enquanto as etapas estaduais estão previstas para o período de fevereiro a maio de 2012. Brasília sediará a etapa nacional, com previsão de ocorrer entre 11 e 14 de julho de 2012.

A grande inovação desta 9ª conferência é que os adolescentes têm participado ativamente da organização da etapa nacional, processo que será incentivado a ocorrer também no distrito federal, nos estados e municípios.

"Nesses 21 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente, diversos programas e serviços foram criados, implementados e desenvolvidos,respondendo aos princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, cuja base iluminou a legislação brasileira. Precisamos fortalecer o que já conquistamos e, a partir da Política Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal, consolidar o que falta para concretizar o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente", destaca o documento.

ESC. MUL. NOVO HORIZONTE REALIZA PROJETO DE SAÚDE E PREVENÇÃO NA ESCOLA , NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE.


A Escola Municipal Novo Horizonte inteirada no Projeto Saúde e Prevenção na Escola, na Família e na Comunidade rumo ao Selo UNICEF, vem realizando algumas atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através dos profissionais do PSF da Vila Nova. Algumas atividades já estão sendo desenvolvidas com os alunos, como:
- Entrevista com a enfermeira-chefe do PSF da Vila Nova (Paula) realizada com o grupo de alunos dos 4º e 5º anos, com perguntas elaboradas dentro do tema trabalhado. As entrevistas são levadas para sala de aula, as respostas são consolidadas, colocadas em mural, estudas e apresentadas a comunidade escolar.
- Realização de vacinação na escola pela equipe de saúde do PSF da Vila Nova com alunos que não estavam com a vacinação atualizada;
- Apresentação de vídeo sobre os perigos do Mosquito da Dengue com palestras preventivas  oferecidas pela equipe do PSF da Vila Nova, entre outras. O Projeto está idealizado com diversos sub temas que abordam a saúde e a prevenção de crianças, adolescentes e suas famílias.

Cláudia dos Santos - Diretora
Edjane Tenório – Coordenadora Pedagógica