quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ESC. MUL. JOSÉ SAMPAIO IREALIZA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Na última terça-feira (11 de outubro) foi realizada na Escola Municipal Deputado José Sampaio uma reunião com os responsáveis pelos educandos que participam da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite. O objetivo deste encontro foi abordar as atividades realizadas pelos educadores e educandos naquele espaço educacional, lembrando que a família é essencial para a realização deste trabalho. 

Como a temática foi “A Parceria Entre Família e Escola”, tivemos como convidado especial um companheiro de luta pelos direitos das crianças com deficiência. Luis Matheus Siqueira com apenas 10 anos de idade já defende os direitos daqueles que possuem alguma deficiência. Ele nos relatou as dificuldades enfrentadas por ele e por sua família para que a deficiência física que possui não os impedissem de ser felizes. Com o olhar atento a todos os participantes apontava cada vitória conquistada, cada desafio que aprendeu a superar desde que nasceu. Após passar por quatro cirurgias, Mateus se sente feliz e relembra uma frase que sua mãe sempre fala: “Eu posso fazer tudo o que as outras crianças fazem, a diferença é que estarei sentado”. Diz que seus pais fazem o possível para que ele participe de todas as atividades, tanto familiares quanto sociais. E quando perguntamos o que ele quer ser quando crescer, diz que será juiz de direito, e isso só será possível se estudar bastante, que a escola é o melhor caminho para a realização de nossos sonhos. E destaca sua frase favorita “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”. Ele menciona que existem “anjos”, que os ajudam a vencer cada novo desafio, pessoas que acreditam que amor, respeito e solidariedade são peças fundamentais para a inclusão de crianças com deficiência.    

Logo após a fala de Mateus e de Marcos Antônio seu pai, foi projetado imagens de atividades realizadas pelos educandos tanto na sala de recursos quanto fora dela, mostrando que a Secretaria Municipal de Educação está disponibilizando transporte para que pais e educandos possam se deslocar da Escola Mul. Deputado José Sampaio até a sala de recursos com mais comodidade, evitando assim a evasão de crianças, jovens e adultos a esse ambiente de aprendizagem. E que esse trabalho só terá sentido se houver participação de todos nós. Pois os resultados já são bastante significativos, onde o AEE (Atendimento Educacional Especializado) ajuda os educandos a superar novos obstáculos a cada dia.

Quitéria Barbosa da Costa – Coordenadora da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Ana Holanda – Diretora













Nenhum comentário:

Postar um comentário