quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ESC. MUL. MARINETE NEVES COMEMORA DIA DA CRIANÇA COM DESFILE NAS RUAS DA CIDADE ABORDANDO O TEMA SAÚDE

A Escola Municipal Marinete Neves realizou o Desfile de Abertura da Semana da Criança com o tema "Garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada, à Educação e à Saúde é um Dever de Todos Nós", o qual está sendo trabalhado em sala de aula com os alunos da educação infantil ao ensino fundamental motivados pelo SELO UNICEF baseado no tema "Educação para a Convivência para a Educação com o Semiárido" no Roteiro - Saúde e Prevenção na Escola, na Família e na Comunidade.

 O trabalho educativo em saúde, vivenciado na escola, tem avançado através da incorporação de novas concepções teóricas da educação e da saúde. Este avanço possibilitou a incorporação das práticas educativas em saúde, no cotidiano didático-pedagógico da escola, além de contribuir para uma crescente consolidação da cooperação que potencializam a ação educativa em saúde no espaço escolar. Novas ações foram desencadeadas no sentido de reforçar as condições necessárias para que a temática da saúde passe a fazer parte da vida da escola, tais como alimentação saudável que enfatiza o universo alimentar regional, estudos sobre redução da vulnerabilidade e dos riscos à saúde e ações educativas com enfoque na vigilância sanitária,desenvolvem ações colocam a comunidade escolar seu entorno como sujeitos e territórios de produção de saúde.
 A alimentação adequada e saudável é a realização de um direito humano básico, com a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais dos indivíduos, de acordo com o ciclo de vida e as necessidades alimentares especiais. Deve atender aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação, prazer (sabor), e às formas de produção ambientalmente sustentáveis, livres de contaminantes físicos, químicos, biológicos, a alimentação é tão mais saudável se composta de diversos tipos de alimentos (predominantemente de origem vegetal). Oferecer numa mesma refeição, diversidade em cor, sabor e consistência; incorporar os hábitos alimentares regionais, pois eles têm fina sintonia com os recursos que a natureza local oferece.

Adjelma Costa - Diretora 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário