De acordo com o Guia de Orientação para os municípios do semiárido, “todo educando deverá ser estimulado a participar de atividades ligadas à educação, à cultura, ao meio ambiente , ao esporte e ao lazer do município onde moram, assim conhecendo melhor suas raízes, seu povo e sua realidade, os estudantes tendem a compreender as formas de convivência com a região onde vivem,valorizando sua cultura e história e atuando como agentes de tranformação social.
A cultura é um patrimônio importante de um povo, porque resulta dos conhecimentos compartilhados entre as pessoas de um lugar e vai passando e sendo recriada de geração em geração. É a cultura que diz em que acreditar. Ela influência os modos de ser e de estar no mundo, de agir ,sentir e se relacionar com o natural e o social. Toda cultura deve ser valorizada.”
“Conhecer para valorizar”, dentro desse contexto os educandos da Sala de Recursos Doutor Gerson Jatobá foram estimulados e levados a conhecer os seguintes espaços culturais de Palmeira dos Índios: Museu Xucurus, Casa Museu Graciliano Ramos, Catedral Diocesana e Biblioteca Municipal.
Em todos os espaços visitados os educandos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa história. O acervo existente em cada um desses espaços representa a memória da cidade, pois Palmeira dos Índios é uma cidade que possui rica cultura, que deve ser conhecida e valorizada por todos.
Edilma e Marineide - Professoras da Sala de Recursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário