quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PALMEIRA DOS ÍNDIOS SERÁ REPRESENTADA POR SEIS MULHERES ELEITAS COMO DELEGADAS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES EM BRASÍLIA.

    Palmeira dos Índios foi representada na III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres por dezoito (18) delegadas, eleitas na Conferência Regional realizada em Palmeira dos Índios.
Com o tema “A realidade brasileira, alagoana e o movimento de mulheres, conquistas e desafios” a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH), junto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Alagoas realizaram  nesta segunda-feira, a III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, no Auditório Virgínio Loureiro, no Centro de Cultura e Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, no dia 10 de outubro do corrente ano.
A Secretária-executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Rosana Ramos e a Secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born dirigiram a referida Conferência que contou com aproximadamente 244 delegadas, representantes dos movimentos sociais e do poder público que se reuniram para debater as políticas públicas regionais voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.
Durante o evento, as conferencistas analisaram cerca de 486 propostas, escolhidas na etapa municipal, divididas em quatro eixos: Autonomia Econômica e Social; Autonomia Cultural e Pessoal; Autonomia Política, Institucionalização e Financiamento de Políticas Públicas para as Mulheres; Avaliação das Ações e Políticas Públicas Desenvolvidas para as Mulheres do Estado de Alagoas. 
As principais reivindicações das mulheres alagoanas na etapa municipal foram a criação de delegacias especializadas de atendimento à mulher, abertura de  casa abrigo, maior divulgação da  Lei Maria da Penha, capacitação profissional com a geração de emprego e renda, além da criação e implantação dos Planos Municipais e Estadual de Políticas para as Mulheres e a criação de organismos de mulheres nos municípios alagoanos.
Ao final, foram eleitas 58 delegadas que representarão o estado na Conferência Nacional a ser realizada de 12 a 14 de dezembro, em Brasília/DF. Destas, seis são mulheres Palmeirenses que tem contribuído para o desenvolvimento de Palmeira dos Índios.
Duas delegadas representarão poder público: Drª Verônica Vice Prefeita e Secretária da Mulher e a  professora Aparecida da Costa representando a Secretaria de Educação. Quatro delegadas representarão a Sociedade civil: a Srª Graciliana do movimento indígena, Drª Mirian, a Srª Marli Professora da UFAL extensão Palmeira dos Índios, e a Srª Gil Cabelereira.

Aparecida da Costa
Professora Especialista e Delegada Eleita
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário