segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SESC ALAGOAS PARTICIPA DA V BIENAL COM PROJETO LITERÁRIO: POÉTICAS DA ORALIDADE

Poéticas da Oralidade
“Vou cantar Passarim, porque mandasse eu cantar...”

           Nesta segunda-feira as atenções do painel “Poéticas da oralidade” estarão voltadas para o mestre de coco de roda Nelson Rosa. A atividade que compõe a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas acontece das 19h às 22h no segundo piso do Centro de Convenções, em Jaraguá.
            Nelson Rosa compõe o registro do patrimônio vivo de Alagoas, ativista, fomenta o coco de roda alagoano coordenando um grupo de coco juvenil, que se apresentou ontem no Palco Livro Aberto, e o grupo das Destaladeiras de Fumo de Arapiraca.
        A tradição das destaladeiras de fumo de Arapiraca surgiu durante a colheita de fumo na década de 1920, desde então as mulheres entoam cantigas que narram suas crendices e vivências enquanto retiram os talos de folhas de fumo. As destaladeiras de fumo se apresentam hoje no Palco Livro Aberto, no segundo piso do centro de convenções, logo após o painel “Poéticas da oralidade” que acontece no estande do Bibliosesc. O painel que começa às 19h será mediado por Adriana Milet e terá a participação da pesquisadora CNPQ de cultura popular brasileira Maria Ignez; do pesquisador CNPQ de memória e cultura Marcos Ayala; da pesquisadora de música tradicional brasileira Renata Mattar e do professor e folclorista Zezito Guedes.

Equipe de Literatura - SESC ALAGOAS
http://sescliteratura.blogspot.com/
http://trupegogodaema-al.blogspot.com/
Microcontos, divulgação e cobertura das atividades do Sesc na V Bienal: @amorgrafia

Nenhum comentário:

Postar um comentário