segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SEMED/ TÉCNICAS DO COMITÊ MUNICIPAL DO PDE ESCOLA PARTICIPAM DA 1ª ETAPA DA JORNADA DE GESTÃO ESCOLAR


      Nos dias 26 e 27 de outubro, aconteceu em Maceió, na sede da FAPEAL, a 1ª Etapa da Jornada de Gestão Escolar, o qual reuniu representantes dos Comitês do PDE Escola de vinte municípios do Estado de Alagoas: Palmeira dos Índios; Satuba; União dos Palmares; Arapiraca; Batalha; Belém; Cacimbinhas; Cajueiro; Dois Riachos; Feira Grande; Girau do Ponciano; Igreja Nova; Junqueiro; Lagoa da Canoa; Limoeiro de Anadia; Major Isidoro; Mar Vermelho; Santana do Ipanema; São Sebastião e Teotônio Vilela.  
      Representando o nosso município estiveram presentes as técnicas da SEMED: Andréia Melo e Aparecida Costa e  Égila Canuto e Ivonaldo Lima, técnicos da 3ª CRE.  A Jornada consiste num conjunto de oficinas de trabalho promovidas pelo MEC, destinadas a fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao Ciclo de Gestão de projetos e programas.  
      Cada oficina abordará uma etapa do ciclo de gestão (Planejar/ Executar/ Avaliar) e terá duração de dois dias.  A primeira oficina ministrada pela Consultora do MEC, Mônica, abordou os seguintes temas:
*Teoria aplicada às escolas e relevância§  O que é monitoramento?
*Por que monitorar?
*Ferramentas e indicadores§  Que informações buscar? Onde consegui-las?
*Principais dificuldades e soluções durante a execução
*Possíveis conclusões (informações qualitativas e quantitativas, limites e possibilidades, confiabilidade da fonte, viés).       
     Os técnicos das Secretarias que participaram desta etapa, por sua vez, atuarão como multiplicadores das oficinas junto às escolas priorizadas pelo PDE Escola entre os anos de 2008 a 2010.  Ao final de cada oficina, serão incumbidos de uma atividade obrigatória, a ser executada individualmente e junto com as escolas, pela internet, e que deverá ser concluída até a oficina seguinte.  O certificado da escola será construído por ela mesma. Isto acontecerá da seguinte forma: na primeira oficina, o MEC entregou um painel com campos abertos que serão preenchidos à medida que a escola realize cada atividade, cuja efetividade será acompanhada pelo MEC pela internet. Cada campo aberto corresponde a uma oficina e será preenchido com o selo correspondente. Assim, na segunda oficina, as escolas que realizaram as atividades da primeira oficina receberão o selo correspondente. Na terceira oficina, receberão o selo da segunda oficina e, finalmente, o terceiro selo será enviado pelo MEC via Correios, assim que a escola finalizar a tarefa da terceira oficina.  
      O objetivo final é que, a cada atividade concluída, a escola anexe o selo correspondente ao painel, de modo que estes ajudem a dar transparência ao cumprimento das tarefas e, sobretudo, estimulem o envolvimento da comunidade escolar. Comitê Municipal do PDE Escola. 

Andréia Melo Sá e Aparecida Costa - Comitê PDEEscola 




Nenhum comentário:

Postar um comentário