Na 1ª semana de outubro, a Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios realizou um encontro esportivo na Escola Dr. Gerson Jatobá Leite que reuniu aproximadamente 58 educandos cadastrados nas Salas de Recursos Multifuncionais. E como aborda o Guia de Orientação para os Municípios do Semiárido sobre ESPORTE E CIDADANIA, “O cenário não poderia ser mais propício para se refletir sobre a presença do esporte na vida e no imaginário das crianças e dos adolescentes. E o quanto ele pode contribuir para seu desenvolvimento integral. Antes de qualquer coisa, vale lembrar que praticar esporte é um direito e precisa ser garantido a cada criança e adolescente. Somado ao conjunto dos demais direitos, oferece mais qualidade de vida a meninas e meninos. Especialistas em desenvolvimento infantil reconhecem o esporte e a brincadeira como aspectos fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças: eles ajudam a fortalecer o organismo de maneira geral, melhorando aspectos psicológicos e físicos, ensinam a trabalhar em equipe e a conviver com as diferenças étnicas e de classe social.”
Isso nos faz relembrar que a prática de esporte é muito importante para as pessoas de todas as idades, e que o esporte pode trazer grandes benefícios para a saúde física e mental dos praticantes, e para aqueles que possuem alguma deficiência é confirmar o caminho na busca de uma qualidade de vida mais digna. Alguns especialistas afirmam que existem vários aspectos positivos, entre eles podemos destacar: Melhora a condição cardiovascular dos pacientes; Aprimora a força, a agilidade a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. Já no aspecto social, o esporte proporciona a socialização entre os participantes com e sem deficiência, tornando-os mais independentes, criativos, desenvolvendo potencialidades cada vez melhor.
Com a parceria de estudantes da FACESTA e a equipe de Esporte e Educação Física de nossa rede municipal foi possível proporcionar um dia de lazer e muita descontração. Todos se envolveram nas atividades propostas, desde as atividades esportivas até a diversão no parque organizado especialmente para eles. O sorriso encantador, a alegria contagiante e o desejo de ser feliz estampado em cada rosto mostram-nos que a vida é pra ser vivida da melhor maneira possível. Não faltou animação, com pipoca, algodão-doce e um delicioso almoço, que finalizou nossa tarde de sábado.
Acreditar na capacidade do ser humano é acreditar na vida, na existência de seres capazes de superar obstáculos e vencer o preconceito da indiferença, mostrando que para se obter uma educação integral, crianças, adolescentes e jovens nunca podem ser divididos em corpo e mente, já que a todo instante, eles articulam suas habilidades motoras com seu pensamento e suas emoções, formando assim um todo, este sim será à base de uma educação integral para a vida.
Quitéria Barbosa da Costa - Coordenadora da Unidade da Educação Especial
Rosineide Bezerra - Coordenadora Pedagógica de Esporte
Adalberto Junior - Coordenador de Educação Física
Cristiane – Coordenadora do Núcleo de Esporte Educacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário