terça-feira, 11 de outubro de 2011

SEMED INFORMA CONCLUSÃO DO SEMINÁRIO SOBRE O PROJETO “TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA”


Na última quinta-feira (06 de outubro) foi concluído o Seminário sobre “Justiça, Trabalho e Cidadania”, uma parceria entre os magistrados de Alagoas e a Prefeitura Municipal de P. dos Índios. Os educadores da rede municipal de educação tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras, a primeira ministrada pela Dra. Ana Carolina (advogada), com a temática “TRABALHO RURAL E TRABALHO URBANO. Na sequência de artigos e decretos apresentou informações valiosas para os trabalhadores, ressaltando os cuidados sobre nossas crianças, a preocupação sobre o trabalho infantil, e quais diferenças entre o trabalhador rural e urbano. A carga horária, o momento do descanso, o salário digno, entre outros. A segunda palestra da noite foi ministrada pelo Dr. Claudio Santos, Juiz do Trabalho do estado de Alagoas, que abordou o tema: “A ESTRUTURA DOS ÓRGÃOS JUDICIAIS”, destacando que a justiça do trabalho é o conjunto de instituições e órgãos que visam tornar certos no que diz respeito à Constituição sobre os direitos dos trabalhadores. Deu ênfase ao valor do “TRABALHO”, lembrando que “Tudo nessa vida social só funciona se nós tivermos a consciência de que somos seres sociais”.  Ressaltou também que dignificar a pessoa que trabalha é um ato de justiça, respeito e cidadania e que no Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil traz a seguinte mensagem:

“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais individuais, a liberdade, a segurança, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da Federativa do Brasil”.
   
A Secretária de Educação a Sra. Márcia Souza destacou a importância deste encontro, lembrando a todos os presentes que somente através de momentos como este é que conseguiremos obter bons resultados e acreditar que através de educadores comprometidos com uma educação de qualidade social é que Palmeira dos Índios conseguirá avançar cada vez mais em prol de seu desenvolvimento. Após três noites de informações e conhecimento, aproveitou para parabenizar os palestrantes e em especial a todos os educadores que participaram, e com um momento muito especial, ao som de uma música fez com  que todos esquecessem o cansaço e se abrasassem coletivamente. Foi um momento muito especial para todos.

Quitéria Barbosa da Costa - Coordenadora Pedagógica - SEMED
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário