terça-feira, 11 de outubro de 2011

ESC. MUL. MARINETE NEVES REALIZOU DESFILE DE ABERTURA DA SEMANA DA CRIANÇA

A Escola Municipal Marinete Neves realizou o desfile de abertura da semana da criança com o tema:"Garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde é um dever de todos nós", o qual está sendo trabalhado em sala de aula com os alunos da educação infantil ao ensino fundamental. A escola está trabalhando o tema do SELO UNICEF "Educação para a Convivência com o Semiárido" com o Roteiro - Saúde na Escola, na Família e na Comunidade. 

O trabalho educativo em saúde, vivenciado na escola, tem avançado através da incorporação de novas concepções teóricas da educação e da saúde.

Este avanço possibilitou a incorporação das práticas educativas em saúde, no cotidiano didático-pedagógico da escola, além de contribuir para uma crescente consolidação da cooperação que potencializam a ação educativa em saúde no espaço escolar.
Novas ações foram desencadeadas no sentido de reforçar as condições necessárias para que a temática da saúde passe a fazer parte da vida da escola, tais como alimentação saudável que enfatiza o universo alimentar regional, estudos sobre redução da vulnerabilidade e dos riscos à saúde e ações educativas com enfoque na vigilância sanitária,desenvolvem ações colocam a comunidade escolar seu entorno como sujeitos e territórios de produção de saúde.
A alimentação adequada e saudável é a realização de um direito humano básico, com a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais dos indivíduos, de acordo com o ciclo de vida e as necessidades alimentares especiais. Deve atender aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação, prazer (sabor),  e às formas de produção ambientalmente sustentáveis, livres de contaminantes físicos, químicos,  biológicos, a alimentação é tão mais saudável se composta de diversos tipos de alimentos (predominantemente de origem vegetal). Oferecer numa mesma refeição, diversidade em cor, sabor e consistência; incorporar os hábitos alimentares regionais, pois eles têm fina sintonia com os recursos que a natureza local oferece.

Adjelma Costa - Diretora
 
 
 










Nenhum comentário:

Postar um comentário