sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ESC. MUL. GERSON JATOBÁ – ALUNOS DO 5º ANO QUE ESTÃO TRABALHANDO O TEMA CULTURA E IDENTIDADE DO SELO UNICEF VISITAM O MUSEU XUCURUS

A Professora Marineide Souza realizou uma visita ao MUSEU XUCURUS com os alunos do 5° ano “B” da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite que estão trabalhando o Tema Cultura e Identidade do SELO UNICEF com o objetivo de conhecer, a cultura palmeirense por meio de artefatos históricos com atividades in loco, saindo do ambiente tradicional da sala de aula, o que já torna um elemento motivador para a aprendizagem do educando já que o trabalho de campo é essencialmente importante para a formação dos alunos, pois cada criança e cada adolescente, independentemente da raça, etnia ou cor da pele, devem ser estimulados a reconhecer e valorizar as identidades culturais.

O Museu Xucurus foi inaugurado em 1971, construído dentro da Igreja do Rosário, em Palmeira dos Índios a igreja foi construída pelos escravos, no início do Século IX o nome se dar em homenagem aos primeiros habitantes do lugar. No primeiro andar da igreja, é possível encontrar utensílios da etnia Xucuru Cariri, como igaçabas de barro (urna funerária), cachimbos e até pedras de demarcação do território indígena, os escravos são lembrados pelo que sofrera. Logo na entradado primeiro andar do museu, nos deparamos com um manequim negro, cujo peito tem estampado o letreiro “Ladrão e fujão”. Vemos ainda instrumentos de tortura e uma liteira, usada para carregar as senhoras branca. No museu, existe até a cama do suposto “menor homem do mundo”, um palmeirense que tinha 94 cm e viveu 24 anos (1943-1967).

No térreo um conjunto de bens representativos da população local e nordestina, objetos doados pelo povo como baú, oratório, louça, máquina registradora, arma, ferro a brasa, galeria de fotos dos ex-prefeitos de Palmeira dos Índios, imagens e artefatos que representam a comunidade local.

Os nossos agradecimentos ao Guia José Ailton que gentilmente nos recebeu. Ao sair do Museu passamos pela Praça da Independência, onde realizaram algumas brincadeiras e em seguida foram para a Lanchonete Tip-Top no centro da cidade para um lanche.

Renilda Pereira – Diretora / Valéria Vieira - Coordenadora Pedagógica
Marineide Souza - Professora
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário