Educandos da sala de recursos visitam quitandas na comunidade numa aula de campo rica em conhecimento, e dão continuidade ao projeto “NO SÍTIO DO SEU LOBATO O AMBIENTE É PRESERVADO”.
Este momento de conhecimento entre a teoria e a prática mostra o quanto a Educação Inclusiva pode fazer a diferença na vida de crianças, jovens e adultos. É o que chamamos de “educar para a vida”, cada um de maneira especial possui uma carga de conhecimentos que interagindo com o outro aprende a socializar e obter respostas para uma série de questionamentos que surgem diariamente. A aula se torna atraente quando o que estudamos passa a ter sentido, e nos faz perceber que a essência do saber nos leva a novas descobertas.
Da escola às quitandas, foi possível perceber o quanto o quarteirão nos tem a ensinar. Estes estabelecimentos, com uma variedade de frutas e legumes possibilitou aos educandos a oportunidade de analisar e escolher bons produtos, antes de calcular o valor de cada produto. Eles se sentiram importante ao executar o pagamento das compras para nossa salada de frutas.
Na sala de aula após esta atividade foi possível estudar a receita que nos orientou a produzir o lanche da tarde. Cada um ajudou a preparar esta salada, que para nós tem um valor além de nutricional, bastante significativo, pois o empenho e a dedicação fizeram toda a diferença. Essas atividades de vida cotidiana fazem parte da proposta das salas de recursos multifuncionais e proporcionam aos educandos com deficiência e/ou necessidades especiais a oportunidade de aprender sempre mais.
Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Educação Especial
Renilda Pereira de Oliveira Ribeiro
Diretora
Marineide Souza de Miranda, Maria Edilma Gomes e Zélia Ferreira Sabino
Educadores da Sala de Recursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário