segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SEMED INFORMA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Formação Como Instrumento de Conhecimento e Aprendizado

No dia 05 de outubro, os educadores da Rede Municipal de Ensino de Palmeira dos Índios tiveram a oportunidade de participar de mais um encontro da “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. O encontro aconteceu na Tele-sala da Esc. Mul. Dr. Gerson Jatobá Leite, onde tiveram presentes cerca de 90 educadores. O primeiro momento foi de acolhida com uma dinâmica de inclusão, mostrando que a diferença existente em cada um de nós é que nos torna especial. Estudo sobre o abraço tem revelado que a necessidade de ser tocado é inata do homem, pois o contato nos  dá certo conforto e nos transmite paz. Um simples gesto, como um abraço serve de terapia e nos motiva a caminhar. Uma palavra de carinho, ou um olhar atencioso nos dá força e um abraço pode ser considerado como afirmação muito humana de que somos amados e queridos. Não custa nada e exige pouco esforço, é saudável para quem dá e  essencial para quem recebe. Logo após foi possível projetar um vídeo sobre “Brincar é coisa séria”, material este que as unidades de ensino receberam do MEC ( Ministério da Educação, através do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), e que compõe o acervo das bibliotecas destas instituições.

O segundo momento teve início com a Coordenadora do Centro de Reabilitação de Palmeira dos Índios a Sr. Vera, destacando a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Educação e que o centro encontra-se de portas abertas para atender os encaminhamentos realizados pelas escolas, como também aos educadores que sentirem a necessidade de  maiores informações que procurem a equipe que lá trabalha que terão o maior prazer em atendê-los.

Com a temática “A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA A CRIANÇA”, a palestrante Dra. Patrícia Cotrim ministrou este momento mostrando que não basta à criança ter o brinquedo, se faz necessário saber brincar e orientou como realizar um trabalho pedagógico onde o brincar esteja presente em nosso ambiente educacional, ressaltou que não se perca a essência da fase infantil, e que a melhor maneira de a criança aprender a brincar é “respeitarmos seu próprio ritmo e principalmente as suas dificuldades”, ajudá-la e encorajá-la, se faz necessário e é muito importante.

Seus slides, gradativamente  abordaram desde a importância do terapeuta ocupacional no tratamento junto aos pacientes como a relação entre os profissionais da saúde e da educação. Os educadores aproveitaram para tirar dúvidas e solicitar sugestões de como aplicar algumas atividades em sala de aula junto aos educandos. Essa relação de parceria e confiança possibilita que crianças, jovens e adultos com deficiência ou necessidades especiais tenham a garantia de que a escola está caminhando na busca de propostas educativas onde todos possam aprender cada vez mais.

Quitéria Barbosa da Costa
Coordenadora da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva










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