terça-feira, 19 de julho de 2011

ESC. MUL. VERA LUCIA - ALUNOS DO 3º AO 5°ANO VISITAM O CINTURÃO VERDE EM MACEIÓ-AL

Hoje ás 14:30 fizemos nossa visita  o cinturão verde em Maceió-AL, com o objetivo de cumprir com mais uma ação do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDEESCOLA  e incentivar os 50 alunos do 3º ao 5°ano sobre a importância de que precisamos preservar o meio ambiente. o trabalho de pesquisa aconteceu numa integração com o SELO UNICEF e dando continuidade ao projeto: “Meio Ambiente Conhecer Para Preservar”.


O Cinturão Verde é um criadouro conservacionista, posto avançado da reserva da biosfera, onde encontramos várias espécies da mata atlântica e de animais nativos da região. Situado entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú, o cinturão é um projeto da Braskem de recuperação de área degradada, pioneiro no país.
As trilhas são bem curtas, no entanto durante o pequeno e tranqüilo caminho, podemos conhecer diversas árvores como: pau-brasil, ipê-amarelo e roxo, sucupira branca, craibeira (árvore símbolo de Alagoas), a Ficus benjamin; árvore vista comumente nas calçadas das residências, que no seu local próprio, adquire uma altura imensa. Além de vários animais, alguns presos: quati, jacaré, macaco-prego, jabuti, e outros soltos: preguiça, cotia, capivara e aves como: pavão, ema, gavião, pica-pau, etc. E um lindo lago (Lago dos Macacos). O Cinturão Verde é um criadouro conservacionista, posto avançado da reserva da biosfera, onde encontramos várias espécies da mata atlântica e de animais nativos da região. Pode-se contar também com acompanhamento de estagiários na área e agrônomo, que dão todas as explicações sobre o local e contam várias curiosidades.


Inaugurado em 1999, é um espaço para educação ambiental e profissionalizante, onde são realizados cursos de hidroponia, paisagismo e apicultura para jovens e adultos das comunidades circunvizinhas.

O Cinturão Verde ganhou o Selo da Biosfera, concedido pela MAB/UNESCO em reconhecimento à recuperação e preservação da área e pelo trabalho de educação ambiental ali promovido. O local também é dotado de infra-estrutura; possui guarita, centro de atividades, área de apoio, centro de treinamento e viveiros de mudas.


Marta Lucia Silva Costa - Diretora
Luci Cleide da Silva - Coordenadora 










Nenhum comentário:

Postar um comentário