quinta-feira, 28 de julho de 2011

PALMEIRA DOS ÍNDIOS REALIZA MOBILIZAÇÃO DE PREVENÇÃO AO ACIDENTE DE TRABALHO

Evento foi realizado na Praça da Independência e disponibilizou para a população exames de rotina.

Procurando reduzir os acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, o Governo Municipal de Palmeira dos Índios, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde do trabalhador da Secretaria de Saúde do município e em parceria com a Previdência Social, promoveu nesta quarta-feira, 27, palestras informativas sobre Saúde no Trabalho. O evento foi realizado na Praça da Independência e faz parte do programa de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área da saúde em comemoração ao dia Nacional de Prevenção de Acidentes no trabalho. 

“Estamos prestando informações à comunidade através desse evento, dando assistência ao trabalhador sobre direito previdenciário e esclarecendo que no caso de acidente de trabalho quem emite a Comunicação de Acidente no Trabalho (CAT) é a empresa, para que o benefício desse trabalhador acidentado seja reconhecido”, explica Verônica Ferro, gerente da previdência social no município. De com a coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Rebeca Araújo, o objetivo principal do evento foi de esclarecer a comunidade no que se caracteriza acidente de trabalho, como evitar e como utilizar equipamentos protetores de trabalho (EPI), além de saber como proceder em casos de acidentes, saúde ocupacional, doenças ocupacionais e direitos constitucionais do trabalhador. “O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho tem como meta mobilizar a sociedade civil organizada sobre, direitos do trabalhador, uso de equipamentos, no intuito de diminuir cada vez mais os acidentes no trabalho e melhorar a qualidade de vida da população”, disse.

Participaram da mobilização a Previdência do Trabalho, que entregou material educativo sobre direito previdenciário, a Secretaria de Municipal de Saúde que disponibilizou imunização contra tétano e hepatite, equipes da saúde do Núcleo de Promoção da Saúde (NUPS), com aferição de pressão, entrega de material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e prevenção de acidentes de trabalho e do Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF), com palestras informativas sobre ginástica laboral com o educador físico, Vítor Melo e educação postural com a fisioterapeuta, Cleide Albuquerque. “Muito importante essa mobilização para nós, palmeirenses; são grandes ações da gestão atual para a nossa comunidade” finaliza o aposentado Amerindo Ferreira.
 
Núcleo de Comunicação/Flávia Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário