quinta-feira, 14 de julho de 2011

PALMEIRA DOS ÍNDIOS PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA PRODUTORES RURAIS


Ao final do curso participantes do curso receberam certificados.

Durante os dias 12 e 13 de julho, o Governo Municipal de Palmeira dos Índios, em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae Alagoas, realizou uma capacitação sobre utilização da manipueira da mandioca na alimentação animal. Produtores rurais do Povoado Sítio do Meio e regiões circunvizinhas tiveram a oportunidade de participar do curso.
A capacitação, que teve carga horária de 12 horas, foi dividida em dois dias e ministrada pelo zootecnista, Fábio Cunha, doutor em nutrição animal e professor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Foram ofertadas 20 vagas e todos os participantes receberam certificados ao final da capacitação, que abordou procedimentos necessários em relação ao manuseio da manipueira - resíduo líquido, considerado tóxico, gerado no processo de prensagem dessa raiz quando na produção da farinha de mandioca, que pode se transformar em alimentação para animais. Fábio enfatizou a importância do curso para os produtores rurais: “A capacitação é uma transferência de técnicas no manuseio da mandioca e seus co-produtos, representando uma importante fonte de recursos alimentares, se utilizando de produtos que antes eram considerados lixo”.
A região do Sítio do Meio é considerada uma grande produtora de mandioca e resíduos da produção em abundância e, de acordo com Nelson Ribeiro, gestor do APL da mandioca do Agreste, a capacitação tem como finalidade minimizar os efeitos nocivos que a manipueira leva ao meio ambiente, melhorando a qualidade de vida do produtor rural, ensinando a transformar e utilizar esse tipo de material em alimentação para os animais, como também utilizado na agricultura com biofertilizantes e bioinseticidas. “Essa capacitação é muito importante para alimentação dos nossos animais, diminuindo os custos. Após o curso poderemos produzir a ração com os resíduos da mandioca”, diz Luíza Gomes, vice-presidente da associação do povoado. Após o curso, os produtores sairão aptos a utilizar esses produtos no preparo da ração, transformando-os em carne, leite e ovos, gerando renda para a comunidade.

Núcleo de Comunicação/Grazi Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário