quinta-feira, 7 de julho de 2011

PALMEIRA DOS ÍNDIOS PROMOVE CAPACITAÇÃO DO CONTROLE DE TABAGISMO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Município foi pioneiro do projeto de combate à nicotina devido a grande procura do tratamento.

Devido à constatação do grande número de tratamentos realizados contra o câncer de pulmão no município, o Governo Municipal de Palmeira dos Índios em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), promoveu nos dias 06 e 07 de Julho, no auditório da Unimed, uma capacitação para cerca de 30 profissionais da saúde sobre o controle de tabagismo.

O curso, que teve como objetivo capacitar profissionais da saúde, multiplicar o atendimento a esse tipo de demanda e aumentar a prevenção de doenças ligadas ao fumo, foi realizado pelo Programa Municipal de Controle ao Tabagismo. Equipes de diferentes núcleos, entre eles os de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o de Promoção à Saúde (NUPS) participaram da capacitação. Tendo como tema central o combate ao tabagismo, as palestras foram ministradas pela coordenadora de Controle ao Tabagismo da Sesau, Vetrúcia Teixeira, que afirmou que Palmeira dos Índios foi o município pioneiro na implantação do projeto, elaborado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em parceria com o Ministério da Saúde, apesar de ser uma das cidades com maiores gastos em neoplasias e doenças do aparelho respiratório e circulatório, o que justifica o investimento do governo na ampliação da assistência ao fumante.

Os dependentes que participarem do programa serão assistidos por uma equipe composta por médicos, que avaliarão o grau de dependência, nutricionista para orientação sobre alimentação saudável, educador físico, pedagoga, assistente social, terapeuta e psicólogo, para estudo da dependência psicológica, cognitiva e comportamental. “Depois dessa capacitação, poderemos ampliar os grupos de pacientes, atendendo a demanda pela procura do tratamento no município" frisa Silvana Vieira, coordenadora municipal do Programa de Controle ao Tabagismo.

Flávia Motta/Grazi Duarte
Diretoria de Marketing, Comunicação e Design



Nenhum comentário:

Postar um comentário