quinta-feira, 14 de julho de 2011

PALMEIRA DOS ÍNDIOS SEDIA VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Evento abordou temas relacionados ao Sistema Único de Saúde.
 
Visando discutir melhorias na saúde pública do município, o Governo Municipal de Palmeira dos Índios, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado realizou, nos dias 12 e 13 de Julho, a VII Conferência Municipal de Saúde. O evento teve a participação de várias autoridades, entre elas o secretário estadual de saúde Alexandre Toledo, que parabenizou o engajamento da gestão atual com a saúde dos cidadãos palmeirenses.

Com o tema central “SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, o evento teve como principal foco avaliar e traçar metas para a otimização do Sistema Único de Saúdes (SUS) do município e do Estado. Cerca de 200 pessoas participaram durante os dois dias de palestras e rodas de discussão, realizadas no auditório da Unimed e no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Três eixos foram discutidos durante todo o evento e, entre eles, a participação da comunidade nas decisões governamentais e o controle social.  “São mais de 80 conferências agendadas por todo o Estado e isso mostra o envolvimento das prefeituras e da sociedade com a saúde pública. Essas conferências devem ser levadas com muita responsabilidade, pois é daqui que tiramos as resoluções para a melhoria da saúde. A primeira coisa que devemos fazer é despolitizar esses eventos para que possamos discutir o melhor para o município e, também, para Alagoas”, enfatiza Alexandre Toledo.

Em discurso, o prefeito James Ribeiro parabenizou a mobilização dos setores públicos e privados para discutirem sobre as melhorias da saúde pública no município e frisou a importância de eventos desse porte serem realizados em Palmeira dos Índios. “Pela primeira vez conseguimos discutir saúde pública em Palmeira e isso mostra a preocupação da população e da gestão em sanar problemas desse setor. É importante buscarmos juntos avançar ainda mais nessa área, que vem sendo muito trabalhada na gestão”.

Salete Barbosa de Oliveira, presidente do Conselho de Saúde do município, destacou a realização da conferência na cidade e frisou que, sem a colaboração e o engajamento da população em atos públicos, torna-se muito difícil conseguir sanar os problemas existentes nos setores públicos. “Devemos cobrar e, mais do que isso: participar; sem participação efetiva não há como evoluir”, finaliza.
 
Núcleo de Comunicação/ Flávia Motta


Nenhum comentário:

Postar um comentário