quinta-feira, 7 de julho de 2011

PALMEIRA DOS ÍNDIOS RECEBE VISITA DE GUARDAS AMBIENTAIS ATRAVÉS DO PROGRAMA SOMBRA E ÁGUA VIVA


Serra do Candará e Povoado Coruripe da Cal foram visitados para abordagem sobre o impacto ambiental.

O Governo municipal de Palmeira dos Índios em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Uneal) e o Colégio Cristo Redentor, através do Programa Sombra e Água Viva, recebeu na última semana a visita de guardas ambientais do município de Coruripe. A visita teve como principal objetivo mostrar ao grupo o programa de recuperação das nascentes realizado no município.

Cerca de 30 guardas ambientais que fazem parte do Instituto Amigo da Natureza (INAM), coordenado pelo professor Marcos Lima, foram recepcionados pela professora Josefa Adriana, coordenadora pedagógica do Programa Sombra e Água Viva. Adriana conduziu os visitantes ao Povoado de Coruripe da Cal e a Serra do Candará, onde foram surpreendidos pelo estreito Rio Coruripe conhecido pelos 30 metros, porém hoje mede somente um metro de largura no povoado de Coruripe, devido ao impacto ambiental. De acordo com a moradora do local, Vicência Targino, o rio foi muito importante para a comunidade no tempo de seca; a água servia para cozinhar, beber, mas hoje de tão suja foi inutilizada para consumo doméstico, devido o lixo jogado por populares “As providências devem ser tomadas pelas autoridades locais, pelos danos causados ao ambiente e a população”, disse. Na Serra do Candará, o grupo teve a oportunidade de conhecer a primeira nascente recuperada pelo projeto e teve conhecimento da importância da nascente para a formação do Rio Coruripe.

“A vinda a Palmeira dos Índios foi de grande contribuição para os escoteiros. Tínhamos curiosidade em conhecer a parte alta do Rio Coruripe e conhecer a nascente do rio foi maravilhoso! Espero que as parcerias do projeto, programas, municípios e usinas, enfim todos que estão voltados para esta causa recuperar o rio em qualquer nível que ele esteja” finaliza Marcos Lima.

Núcleo de Comunicação/ Grazi Duarte


Nenhum comentário:

Postar um comentário