sexta-feira, 8 de julho de 2011

SEMED INFORMA REALIZAÇÃO DE REUNIÃO DE EDUCADORES DA RECASA E UNIVERSIDADES LOCAIS PARA DEBATE E PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ALAGOAS.

Na manhã de ontem (07) na Universidade Estadual de Alagoas – UFAL estiveram reunidos educadores da Rede de Educação Contextualizada com o Agreste e Semiárido de alagoas – RECASA, representante da Universidade Federal de Alagoas – UFAL a Professora Mestra Ana Vergne, as representantes da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e as Professora Rosa e Sara Jane. Para contribuir significamente com a construção desse conhecimento o encontro contou também com a presença atual do Presidente do Movimento de Organização Comunitária (MOC), o Sr. Gerônimo. O MOC é uma associação sem fins lucrativos, reconhecido como filantrópica pelo Conselho Nacional de Assistência Social, reconhecido de utilidade pública municipal, estadual e federal e membro de vários conselhos tanto a nível nacional quanto a nível estadual, sediada em Feira de Santana, no semiárido baiano. 

Outra ilustre presença foi a de ABDALAZIZ DE MOURA, mais conhecido por Moura que é o criador da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável / PEADS, para as escolas públicas do campo ou que recebem alunos/as do campo. É também um dos fundadores do Serviço de Tecnologia Alternativa- SERTA.

O encontro teve como objetivo analisar a conjuntura atual do estado de Alagoas nos processos de Formação de Professores em Educação do Campo e, reavaliar e encaminhar o processo de Formação de Educação do Campo da RECASA na perspectiva de novas construções para execução do Projeto de Formação que irá acontecer nos próximos meses. Outro assunto debatido foi a realização da Semana de Pedagogia que acontecerá dos dias 01 a 05 de agosto do corrente ano na UFAL.

“Se as pessoas, as comunidades, os municípios não fazem perguntas sobre sua história, sobre as causas da sua pobreza, sobre as alternativas que podem construir, se não apresentam curiosidade sobre estas coisas, é porque estão muito mal. Dificilmente se desenvolverão. Viverão sempre a mercê das curiosidades alheias. Não descobrirão nem seus recursos, nem seus limites...” (TEXTOS DIDÁTICOS - SÉRIE: Formação Pedagógica 01 - Outubro de 1998).





Nenhum comentário:

Postar um comentário