O Replanejamento do 3° Bimestre na Escola Municipal Professora Vera Lúcia Gama Moura, aconteceu no dia 09 de julho de 2011, com a seguinte Pauta:
Dinâmica: Comunicação Efetiva!
Desenvolvimento: Todos os participantes balançam uma folha de papel e ouvem o barulho. (O animador faz as devidas relações. Exemplos: Esse é o "barulhinho que acontece dentro de nós quando ficamos ansiosos, quando não conseguimos dialogar com o outro...) O animador então sugere: "- Vamos amassar essa confusão interior, vamos jogar fora tudo que não é bom. Os participantes amassam a folha de papel. O animador fala da importância da comunicação e do amor; sugere então que desamassem a folha com cuidado, que tentem deixá-la bem lisinha. (Faz novas relações. Exemplo: Vejam como a folha está marcada, nunca esquecemos dos gestos amáveis e das palavras amigas). O animador sugere que novamente balancem as folhas. O barulho sumiu! Precisamos nos amassar e nos amar nos relacionamentos!
Reflexão:
* Comunicação Efetiva Sem ela as decisões tornam-se complicadas. Portanto, precisamos ser VERDADEIROS !
A auto avaliação ( Professor) como vai?
Em seguida o grupo fez uma Auto Avaliação baseada no preenchimento de um formulário:
· Dentre as competências e habilidades que foram trabalhadas, quais não foram interiorizadas/assimilada e que se faz necessária os alunos dominarem para prosseguirem em seu desenvolvimento?
· De que maneira retomaremos as habilidades não assimiladas pelos alunos? (modificar as estratégias)
· Quais dificuldades encontradas? (Como os professores inovaram)
Avaliação: Como você desenvolve a avaliação dos alunos?(a prática dos professores)
Como a coordenação pedagógica tem e como poderá auxiliar em suas atividades?
. Como você desenvolve a avaliação com seus alunos?
. Como a coordenação pedagógica poderá lhe auxiliar em suas atividades?
. Poderíamos elaborar uma avaliação de nosso trabalho, com alguns ítens ligados às atribuições dos coordenadores.
Assim, prosseguimos com a leitura compartilhada do conto. “Flor Anônima” de Machado de Assis. Esse conto fala de uma mulher que ficou solteirona e, aborrecida fica pensando em culpados pela situação e percebeu que a culpada era ela mesmo, que havia desprezado uma pessoa que a amou realmente.
Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000197.pdf
A auto avaliação (Coordenador e Diretor) Como vai?
· acompanhamento do ensino;
· acompanhamento dos resultados dos alunos;
· criação de espaço para a reflexão sobre o trabalho docente;
· incentivo à formação docente continuada (em ambiente de trabalho);
· garantia da participação de todos na realização de um trabalho coletivo de qualidade;
· seleção e organização de materiais que contribuam na prática docente; · Orientação dos professores em relação à contribuição do referencial teórico no referente à prática pedagógica;
· divulgação de prática inovadoras incentivando o uso dos recursos tecnológicos
· promoção a união do grupo;
· condução das htpcs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivos);
· assuntos das htpcs;
· trato com os professores;
· horário que atende às necessidades dos professores;
· tipo de ajuda que gostaria de receber do diretor;
O momento foi de muita, criticidade, seriedade, reflexão, troca de experiência e comunicação. Crescimento pessoal e profissional.
Marta Lúcia Silva Costa - Diretora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário