segunda-feira, 11 de julho de 2011

ESC. MUL. VERA LÚCIA REPLANEJA O 3º BIMESTRE COM FOCO NOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM


O Replanejamento do 3° Bimestre na Escola Municipal Professora Vera Lúcia Gama Moura, aconteceu no dia 09 de julho de 2011, com a seguinte Pauta:
Dinâmica: Comunicação Efetiva!
Desenvolvimento: Todos os participantes balançam uma folha de papel e ouvem o barulho. (O animador faz as devidas relações. Exemplos: Esse é o "barulhinho que acontece dentro de nós quando ficamos ansiosos, quando não conseguimos dialogar com o outro...) O animador então sugere: "- Vamos amassar essa confusão interior, vamos jogar fora tudo que não é bom. Os participantes amassam a folha de papel. O animador fala da importância da comunicação e do amor; sugere então que desamassem a folha com cuidado, que tentem deixá-la bem lisinha. (Faz novas relações. Exemplo: Vejam como a folha está marcada, nunca esquecemos dos gestos amáveis e das palavras amigas). O animador sugere que novamente balancem as folhas. O barulho sumiu! Precisamos nos amassar e nos amar nos relacionamentos!
Reflexão:
* Comunicação Efetiva Sem ela as decisões tornam-se complicadas. Portanto, precisamos ser VERDADEIROS !

A auto avaliação ( Professor) como vai?
Em seguida o grupo fez uma Auto Avaliação baseada no preenchimento de um formulário:
·   Dentre as competências e habilidades que foram trabalhadas, quais não foram interiorizadas/assimilada e que se faz necessária os alunos dominarem para prosseguirem em seu desenvolvimento?
·   De que maneira retomaremos as habilidades não assimiladas pelos alunos? (modificar as estratégias)
·   Quais dificuldades encontradas? (Como os professores inovaram)
Avaliação: Como você desenvolve a avaliação dos alunos?(a prática dos professores)
Como a coordenação pedagógica tem e como poderá auxiliar em suas atividades?
. Como você desenvolve a avaliação com seus alunos? 
. Como a coordenação pedagógica poderá lhe auxiliar em suas atividades?
. Poderíamos elaborar uma avaliação de nosso trabalho, com alguns ítens ligados às atribuições dos coordenadores.

Assim, prosseguimos com a leitura compartilhada do conto. “Flor Anônima” de Machado de Assis. Esse conto fala de uma mulher que ficou solteirona e, aborrecida fica pensando em culpados pela situação e percebeu que a culpada era ela mesmo, que havia desprezado uma pessoa que a amou realmente.
Fonte: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/fs000197.pdf

A auto avaliação (Coordenador e Diretor) Como vai?
·  acompanhamento do ensino;
·  acompanhamento dos resultados dos alunos;
·  criação de espaço para a reflexão sobre o trabalho docente;
·  incentivo à formação docente continuada (em ambiente de trabalho);
·  garantia da participação de todos na realização de um trabalho coletivo de qualidade;
·  seleção e organização de materiais que contribuam na prática docente; ·  Orientação dos professores em relação à contribuição do referencial teórico no referente à prática pedagógica;
· divulgação de prática inovadoras incentivando o uso dos recursos tecnológicos
· promoção a união do grupo;
· condução das htpcs (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivos);
· assuntos das htpcs;
· trato com os professores;
· horário que atende às necessidades dos professores;
· tipo de ajuda que gostaria de receber do diretor;

O momento foi de muita, criticidade, seriedade, reflexão, troca de experiência e comunicação. Crescimento pessoal e profissional.

Marta Lúcia Silva Costa - Diretora.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário